Encerradas as convenções que definiram quatro candidaturas à Prefeitura de Venâncio Aires, os postulantes ao cargo miram agora os últimos dias para planejamento das campanhas, que podem tomar as ruas a partir do dia 15 de agosto. Confira o que Jarbas da Rosa (PDT), Giovane Wickert (PSB) e Cesar Schumacher (PT), os três homologados nas atividades deste sábado, disseram à reportagem da Folha do Mate. O quarto candidato é Vinícius Medeiros (PSDB), confirmado em convenção realizada no último sábado, 23.
CESAR SCHUMACHER
“Estou muito motivado, pois conseguimos formar uma equipe valorosa. Alcançamos também o número necessário no que se refere às candidaturas de gênero, o que era uma preocupação. Teremos pelo menos 18 candidatos a vereador, podendo este número aumentar durante a próxima semana, já que temos algumas questões de documentações para resolver. Agora é chegada a hora de deslanchar, botar a campanha na rua, mostrar o plano de governo para a sociedade. O momento da convenção superou em muito as nossas expectativas, foram mais de 100 pessoas presentes, a sede do partido ficou pequena. Será uma caminhada relativamente curta, muito modesta de recursos, mas ousada de ideias e de luta pela democracia. Vamos fazer o link com o panorama nacional, a contestação da forma como ocorreu o apeamento da presidente, e lembrar que Estado e União foram sempre excelentes parceiros de Venâncio Aires, nos governos Tarso, Lula e Dilma. Foram responsáveis por investimentos imprescindíveis na Educação, Saúde e Infraestrutura. Vamos resgatar a importância destes governos. Teremos serenidade para entender o momento atual da crise, mas temos certeza de que houve mais acerto do que falhas”.
GIOVANE WICKERT
“Estamos com um grupo fechado, forte, bem organizado, com uma base consolidada. Serão 60 candidatos a vereador. Temos muitas pessoas ligadas aos setores da sociedade e lideranças nas comunidades. Sem esquecer que contamos também com gente de outros partidos que não estão conosco oficialmente, por questões partidárias, mas não escondem que vão nos apoiar, inclusive estarão presentes na coordenação de campanha. Temos diferencial, compromisso e experiência no Executivo. é importante salientar também a nossa capacidade de articulação regional, já que tanto eu quanto o Celso concorremos a deputado estadual, com expressiva votação. A confiança é plena e assim que tivermos condições legais, estaremos com a campanha na rua”. Segundo Giovane, as coligações proporcionais ficaram definidas da seguinte forma: PTB, PP, PCdoB, PR e PROS, com o nome “União, trabalho e progresso por Venâncio”, e PSB, PSD, Rede, PRB e PRP, com o nome “Venâncio Aires para todos”. O lema da chapa majoritária é “Todos têm voz, todos têm vez”.
JARBAS DA ROSA
Preparação da campanha e últimos ajustes do plano de governo. é o que preencherá o tempo do agora candidato a prefeito Jarbas da Rosa. “Nossa convenção teve muita participação e estamos extremamente felizes. Foi mais uma etapa vencida, mas não quisemos fazer nada com muitas comemorações por conta do falecimento da esposa do colega de partido e de Câmara, Hélio Artus, a dona Arione. Temos que aguardar até o dia 15 de agosto para dar o ‘start’ na campanha propriamente dita, e isso nos garante algum tempo para ajustes internos. Todos os partidos farão parte de uma mesma coligação à proporcional, com 30 nomes, e vamos em busca de vitória para a Prefeitura e uma boa nominata na Câmara”. Embora o PROS esteja anunciado como apoiador de Giovane Wickert, Jarbas afirma que a Executiva Estadual do partido mantém apoio a ele e Isabel Oestreich, sua companheira de chapa.