Venâncio Aires mostrou mais uma vez que além do tradicionalismo, os festejos de Carnaval têm espaço garantido na agenda da população. Cerca de 25 mil pessoas, segundo a prefeitura de Venâncio Aires, prestigiaram os trabalhos das quatro escolas de samba venâncio-airenses. Sem competição, as agremiações trabalharam ao longo dois últimos meses para fazer a Osvaldo Aranha brilhar em duas noites.
Unidos da Vila Freese, Fiel Tribo Guarani, Unidos das Vilas e Malandros do Ritmo apresentaram no sábado e nesta segunda-feira, 16, os seus sambas enredos. A corte do carnaval municipal, formada por Amanda Ferreira e as princesas Luciana Beatris Silva da Silva e Thais Acosta, acompanhadas do Rei Momo, Valdir Ferreira abriram os desfiles de rua.
Em avaliação o secretário municipal de Cultura, Esportes e Turismo, Lucas Ferreira, afirma que o Carnaval de Venâncio Aires tem garantido crescimento e maior profissionalismo. “Vimos escolas bem organizadas, mesmo sem competição. Houve compromisso de todos os dirigentes e vamos trabalhar a profissionalização dos desfiles, já a partir de março.”
Fomentar a profissionalização da cadeia produtiva do carnaval de Venâncio Aires é uma das prioridades da secretaria de cultura. A previsão do secretário é de criar uma associação que possa organizar os desfiles e colabora para profissionalizar o evento. “é preciso pensar Carnaval como gerador de emprego e renda, ao longo de todo o ano,” destaca Ferreira.
Além disso a proposta de criação de uma liga carnavalesca será retomada para fomentar a difusão de trabalhos ao longo do ano, além de garantir integração com outras entidades do ramo no estado. O trabalho também será ampliado com eventos que possam arrecadar recursos para financiar as escolas de samba. “Queremos realizar ações que possam criar um fundo e ajudar no financiamento do Carnaval. Vamos avaliar formas de buscar recursos por meio de leis de incentivo, junto ao Ministério da Cultura ou governo gaúcho,” explica.

