Na semana passada, moradores do conjunto habitacional Altos da Aviação – no qual os apartamentos fazem parte do programa Minha Casa, Minha Vida –, procuraram a Folha do Mate para relatar um descaso com problemas estruturais que estariam prejudicando algumas das dezenas de famílias que residem no condomínio.

Segundo relatos, os imóveis apresentaram complicações no encanamento, fazendo com que o esgoto transbordasse na lateral de um dos blocos. “O fedor era horrível. Ficava difícil de comer qualquer coisa. Além do que vinha das fossas, era possível sentir o forte cheiro até no ralo da pia, na cozinha”, informou uma das moradoras.

Foto: Fernando Uhlmann / Folha do MateCalçada precisou ser destruída para a limpeza do encanamento
Calçada precisou ser destruída para a limpeza do encanamento

Enquanto a reportagem conversava com os moradores, outro problema foi apontado. Desta vez nas calçadas, que precisaram ser destruídas para desentupir o encanamento. Conforme um morador cadeirante, “é impossível sair do bloco. Só tem uma rampa e a calçada que dá acesso a ela está destruída”.

Em contato com as empresas responsáveis pela administração e manutenção dos imóveis, a informação é que os problemas de encanamento já foram resolvidos e o calçamento será concluído até o fim da semana.

Foto: Divulgação / DivulgaçãoNa limpeza do encanamento foram encontrados preservativos, panos e outros materiais
Na limpeza do encanamento foram encontrados preservativos, panos e outros materiais

Conforme o diretor da construtora ALM Engenharia, Luiz Paulo Assmann Júnior, as obras necessárias para resolver a questão do esgoto já foram concluídas e a reconstrução do calçamento iniciou na manhã de quarta-feira, 10. Assmann aponta que o primeiro passo para a resolução de qualquer complicação é procurar a construtora. “O que a gente orienta quando é feito a entrega das chaves é que os proprietários sempre tem que entrar em contato com a construtora. No Manual do Proprietário é possível encontrar até o telefone da empresa”.

Confira a reportagem completa no flip ou edição impressa de 12/12/2014.