Haidi Seidel, 66 anos, é uma entre várias pessoas que, embora já aposentada, continua trabalhando. Atualmente, como balconista e gerente em uma loja de Venâncio Aires. Se aposentou há 12 anos, na mesma empresa em que exerce serviço até hoje.
Haidi optou por continuar trabalhando por duas opções, primeiro, pois gosta e, por segundo, porque com um salário mínimo não conseguiria se manter como de fato gostaria. Desta forma, buscou adquirir uma renda extra. “Eu até conseguiria me manter com o salário mínimo, mas não poderia comprar tudo o que gostaria”, observa.
Conforme ela, um dos principais objetivos é juntar dinheiro e fazer economias para o futuro: “Estou trabalhando agora pra conseguir viver bem melhor depois, mas, para isso, já vou economizando o meu dinheiro agora”, explica. O marido, também aposentado, auxilia nas despesas de casa. Ela ainda não sabe até quando irá trabalhar, pois ainda não estipulou prazo para isso. Afirma sorrindo: “Eu adoro trabalhar e enquanto conseguir, vou fazer isso, não sei dizer até quando.” Haidi ressalta que o salário mínimo para ela não aumenta devido ao fato de estar trabalhando. Além disso, depois que parar de exercer o serviço, também não irá mais receber a renda extra.
Você anda preocupado com a sua aposentadoria?
Leia mais na edição impressa desta sexta-feira e também no flip.