Os prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) estão em alerta com a possibilidade de reforma da previdência, que poderá modificar a modalidade de aposentadoria dos trabalhadores rurais.

O encontro ocorreu na quinta-feira, 17, na Câmara de Vereadores de Passo do Sobrado e esteve inserida dentro da PROGRAMAÇÃO da 8ª Edição da Festa do Búfalo e 6ª Expofeira. No encontro, Venâncio Aires esteve representado pelo prefeito Airton Artus.

 

Foto: Divulgação / Amvarp Mudanças na estrutura previdenciária rural pode afetar economia dos municípios
Mudanças na estrutura previdenciária rural pode afetar economia dos municípios

Para debater o assunto, o encontro recebeu o presidente da regional Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Renato Goercke. Ele explicou que além da alteração na idade para o benefício ser concedido outra mudança, que preocupa as entidades de representação, é a possibilidade de perda da pensão por morte quando o beneficiário já recebe aposentadoria. Segundo Goercke, na região dos Vales 70% das famílias rurais tem um aposentado. O estudo ainda aponta que, em 12 municípios, os benefícios, que também incluem auxílio-maternidade, somam o pagamento mensal de mais de R$ 27 milhões. Segundo o presidente da Amvarp e prefeito de Passo do Sobrado, Caio Baierle, os gestores defendem que o governo não modifique o benefício concedido aos aposentados no meio rural. “Não esperamos que as alterações sejam votadas neste ano no Congresso Nacional, mas estamos em alerta. Por isso, este movimento já é no sentido de não aceitar qualquer tipo de modificação que não seja de comum acordo com a categoria”, destacou. Ele explica que qualquer modificação na estrutura previdenciária dos agricultores afetará a economia dos municípios e, trará sérios reflexos na região do Vale do Rio Pardo, que possui dependência econômica significativa dos benefícios recebido pelos aposentados.

 

“Nós concordamos com a Fetag e com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais que não deve ser modificado o atual modelo de aposentadoria dos nossos agricultores”Caio BaierlePresidente da Amvarp

Saúde em discussãoA saúde será pauta exclusiva da próxima reunião da Amvarp que deve ocorrer na primeira semana de abril em Santa Cruz do Sul. Para debater o tema, os prefeitos irão convidar a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde. O tema será tratado em virtude das dificuldades enfrentadas pelos municípios, principalmente, em virtude dos atrasos nos repasses destinados para a área.