Arroio Castelhano volta à caixa e situação é de normalidade

A chuva verificada durante a tarde de ontem, não influenciou no comportamento do Arroio Castelhano. Com isso, não aumentou o volume da água e, segundo informado pelo coordenador da Defesa Civil de Venâncio Aires Dário Martins, o arroio já baixou à caixa e não há mais problemas de alagamentos na parte baixa da cidade.

E, mesmo que a chuva de ontem não tenha sido muito volumosa, segundo Martins, a Defesa Civil continua alerta e monitorando o Arroio Castelhano, pois choveu um volume acentuado nas suas cabeceiras na segunda-feira, 24.

Foto: Álvaro Pegoraro / Folha do MateNo fim da tarde da segunda-feira, águas do Castelhano começaram a alagar ruas da parte baixa da cidade
No fim da tarde da segunda-feira, águas do Castelhano começaram a alagar ruas da parte baixa da cidade

Quanto ao rio Taquari, Martins informa que a situação está tranquila, pois ontem, no fim da tarde, o mesmo estava em 5,60 metros em Vila Mariante e que a partir da madrugada desta terça-feira, começou a baixar no porto de Estrela, onde estava em 13 metros no fim da tarde da segunda-feira, 24. Para inundar a Vila Mariante, o nível no porto de Estrela precisa atingir mais de 20 metros e chegar aos 23 metros em Mariante. “Por enquanto, a situação, tanto do Arroio Castelhano, quanto do rio Taquari, estão dentro da normalidade”, afirma.

Quarta-feira 

Conforme a previsão do Núcleo de Informações Hidrometeorológicas (NIH) da Univates, durante o dia de hoje, instabilidades seguem atuando sobre o território gaúcho. Desta forma, muitas nuvens cobrem a região e chove a qualquer momento – estão previstos 10 milímetros. Persiste a possibilidade de pancadas ocasionalmente fortes e temporais em pontos isolados. Mas, mesmo com estas condições, também não se afastam intervalos com aberturas do sol. As temperaturas se elevam um pouco mais e a sensação pode ser de desconforto em alguns momentos e oscilam ente a mínima de 18ºC e a máxima chegando aos 26ºC.