
Mais do que ter o talento aplaudido, o sonho de todo artista é ver sua obra registrada e seu direito autoral reconhecido. Com a finalidade de proporcionar esse processo aos artistas locais, surgiu o projeto Registro Sonoro, criado pelo cantor e compositor de Venâncio Aires, Thomás Lenz.A proposta é uma das primeiras contempladas com a Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lemic) e vai proporcionar para artistas ou grupos do município a gravação de uma música em estúdio profissional. Ao todo, serão sete músicas contempladas.Mais do que isso, a proposta que inclui o registro do fonograma, bem como, o registro da obra (composição), fomentará a Economia Criativa, pois além dos artistas, outros profissionais que estarão envolvidos no projeto também serão beneficiados, como o assessor de imprensa, publicitário, web designer, entre outros, todos do município. Todos os profissionais e custos serão arcados com a cota destinada ao projeto, no valor de R$ 10 mil, proveniente do Fundo Municipal da Cultura.
INSCRIÇÕESAs inscrições ainda não estão abertas, pois é aguardada a liberação do valor para iniciar a pré-produção do projeto, tendo como um dos primeiros passos, a criação de um site específico para o projeto. É nele que ocorrerão as inscrições e onde serão disponibilizadas as canções gravadas para download. Além disso, as músicas serão disponibilizadas nas plataformas de streaming.
Após a publicação do site, os artistas ou grupos terão 30 dias para se inscrever e a seleção será realizada, exclusivamente, pelo site. Segundo Thomás, a expectativa é de que ainda neste semestre as inscrições sejam abertas.
RECONHECIMENTO AUTORALA principal marca do projeto Registro Sonoro, como o próprio nome sugere, é o registro da obra e do seu respectivo compositor. “Nada adianta registrar o fonograma e não registrar a obra. E o mais importante: registrar o autor, para que possa receber direitos autorais algum dia na vida. Esta é minha preocupação, fazer todo o processo e proporcionar isso aos compositores”, frisa. Um dos diferenciais, explica Thomás Lenz, é que, a longo prazo, o projeto permitirá ganho financeiro dos compositores, músicos, intérpretes e produtor fonográfico através de receita de direitos autorais e conexos dos fonogramas e das obras geradas a partir das gravação feita em estúdio. “Levando em conta os poucos registros de obras musicais autorais desenvolvidos na cidade, o projeto proporcionará a artistas locais o contato com a produção de áudio profissional, contribuindo para a promoção da autoestima e o sentimento de pertencimento dentro do mercado e cena musical da cidade, promovendo a cidadania.” O proponente do projeto acredita, ainda, que as músicas gravadas garantirão um novo instrumento de divulgação para os grupos e artistas e, como consequência, a oportunidade de novos shows e a geração de emprego e renda. “Resultando em um processo artístico continuado”, observa.
Para garantir a remuneração de Direitos Autorais eConexos, será encaminhado registro dos artistas junto à União Brasileira de Compositores.
Workshop – A realização do projeto inclui, também, a realização de um workshop de gravação de áudio gratuito para os alunos do IFSul de Venâncio Aires. A atividade tem como objetivo a formação cultural, possibilitando um primeiro contato dos jovens com a produção musical, e que possa despertar o interessa para um estudo mais profundo do tema.
SELEÇÃO:
De acordo com o projeto, serão selecionados, primeiramente, grupos que ainda não possuem músicas gravadas. Posteriormente serão selecionados os grupos que possuírem maior tempo de estrada.
Um mesmo grupo poderá gravar mais que uma música, dependendo da quantidade de inscritos no processo de seleção.
A análise será feito pelo proponente. Os músicos que farão a gravação deverão ser do próprio grupo. Caso não haja músicos para efetuar a gravação, os mesmo deverão ser providenciados pelo artista, ou seja, não deverão ser custeados pelo projeto.
Após a seleção, será feito o contato com os grupos para definição da agenda de gravação. A captação, edição, mixagem e masterização de todos os grupos será efetuada no prazo máximo de quatro meses a contar do primeiro dia de gravação.