O maior programa de distribuição de renda do Governo Federal tem garantido dias melhores para a população de baixa renda. Entretanto, a permanência durante longos períodos no Bolsa Família também é questionável, por não haver evolução profissional dos beneficiários. Este cenário pode mudar em Venâncio Aires. A prefeitura propõe novas regras a partir deste semestre.
Como gestora municipal do programa Bolsa Família, a prefeitura avalia iniciar neste primeiro semestre novas regras para as famílias inscritas no beneficio. Assim como é exigido acompanhamento da frequência escolar, e controle do peso das crianças, para evitar desnutrição, a Administração Municipal quer que os beneficiários não dependem somente dos valores repassados pelo governo.
A proposta é de ampliar os trabalhos de qualificação profissional para que as pessoas inscritas atualmente no programa possam voltar ao mercado de trabalho. Inicialmente será um regra e pessoas interessadas poderão se cadastrar. Mas a proposta é de tornar a medida uma exigência para a renovação do benefício. “O Bolsa Família precisa ser temporário, não para a vida toda, por isso queremos garantir formas de instigar as pessoas inscritas a procurar novas formas de geração de renda, e uma das propostas é de fomentar a qualificação profissional,” destaca o prefeito Airton Artus.
O chefe do Executivo destaca que é fundamental trabalhar mudanças no programa, para estimular a mão de obra. “O desafio é mostrar para as pessoas que possuem o beneficio que o emprego garante mais recursos e melhora as condições de vida. Queremos avançar com ajuda para quem quer um emprego e este será o foco das alterações em Venâncio.”