Com 52,3% dos entrevistados avaliando seu governo como bom e ótimo, Airton Artus aponta com satisfação as razões que levaram a maioria dos participantes da pesquisa darem um parecer positivo à Administração de Venâncio Aires.

Nos dias 6 e 7 de maio foi realizada em Venâncio Aires, pesquisa encomendada pela Associação de Diários do Interior (ADI). Realizada pelo Instituto Methodus, a consulta teve participação de 300 leitores de jornal. Os resultados foram divulgados na edição de ontem da Folha do Mate.

Para Airton, o primeiro motivo que justifica a avaliação é o fato de nenhuma obra do governo municipal ter sido interrompida no período pré-eleitoral. Além disso, houve planejamento do Executivo, para reservar recursos até a conclusão das obras. “Além disso, o ritmo de trabalho não mudou. Continuamos em um ritmo frenético e com muita produtividade.”

Os entrevistados também tiveram que responder quais são as cinco áreas que devem ser prioridade da Administração. Das 14 sugestões, asfalto e pavimentação foi a demanda mais votada, seguida pelo abastecimento de água e educação. Em seguida aparece desenvolvimento econômico e geração de empregos, iluminação pública e postos de saúde. Na avaliação do Chefe do Executivo, a população elegeu justamente as áreas onde mais teve investimento nos últimos anos. “Se criou uma expectativa pela universalização destes serviços”, frisou. Apesar de pavimentação estar no topo das prioridades, Artus apontou a contratação de profissionais de saúde como prioridade do governo a ser atendida. Segundo ele, faltam profissionais e é preciso, com urgência, uma reforma no quadro de pessoal, oferecendo um plano de carreira que, garantiu, vai atrair médicos de todo o Brasil. Uma das propostas é oferecer contratos de 10 horas semanais.

SEGURANçA

 

A pesquisa também mostra como os venâncio-airenses avaliam a segurança pública. Dos 300 leitores participantes, 180 entrevistados (60%), acham que Venâncio Aires é menos violenta que a média das cidades do RS. Para Airton Artus, o resultado, em diferentes abordagens, mostrou que a parceria entre governos, Polícia Civil e Brigada Militar, está dando certo. Prefeito observa que o fato da sensação de segurança prevalecer, mostra que a comunidade está vendo os esforços dos órgãos de segurança e do governo, para amenizar os problemas. “Esse dias parei em um estabelecimento comercial em Estância Nova e perguntei como estava a segurança aqui e me responderem que a 90 dias não acontecia nada”, destacou, referindo-se à sensação de segurança que vem sendo vivida pelos moradores em torno do presídio. Por fim, destacou a atuação da Polícia Civil e da Brigada, que vem atundo com setores de inteligência, prevenindo ações criminais.