O prefeito Airton Artus e o governador Tarso Genro debateram nesta segunda-feira, 24, sobre a cessão ao município da área de 60 hectares anexa à nova Penitenciária Estadual de Venâncio Aires. A Prefeitura planeja utilizar o local para a efetivação de um segundo Distrito Industrial. O assunto foi discutido em Candelária, quando prefeito e governador prestigiaram a inauguração do Serviço Regional de Otorrinolaringologia e Otoneurologia, junto ao Hospital Candelária.
No encontro com o prefeito, o governador se mostrou receptivo à proposta. “A cessão desta área para a efetivação de um projeto industrial será a última etapa de um processo que envolve segurança pública e desenvolvimento econômico e social”, salientou Artus. Além desta área, a Prefeitura ainda pleiteia junto ao Governo do Estado a cessão dos pavilhões que eram ocupados pela Colônia Penal Agrícola de Venâncio Aires (Cpava). A ideia é utilizar os prédios para a realização de cursos profissionalizantes e a instalação de um Batalhão da Brigada Militar.
Inauguração
Ao prestigiar a solenidade junto ao Hospital Candelária, Artus elogiou os investimentos realizados para a oferta dos serviços de otorrinolaringologia e otoneurologia, que antes no Estado estavam disponíveis apenas em Porto Alegre e Santa Maria. Acompanhado no ato do secretário municipal de Saúde, Celso Artus, e do chefe de gabinete, Tiago Quintana, o prefeito salientou que os serviços beneficiarão também a população venâncio-airense. “Este centro é uma referência para todo o Vale do Rio Pardo e representa um grande avanço na integração regional na área da saúde”, afirmou.