Foto: Guilherme Siebeneichler / Folha do MateArtus apresenta para Wang Min a carta de intenções que entregará ao governo gaúcho
Artus apresenta para Wang Min a carta de intenções que entregará ao governo gaúcho

Depois de voltar da China e conhecer a estrutura da matriz da empresa XCMG, o prefeito Airton Artus quer colocar Venâncio Aires à frente da disputa pela implementação da nova fábrica do grupo. O empreendimento deverá ser voltado à fabricação de guindastes para a construção civil. Hoje, às 16h30min, o chefe do executivo municipal estará em Porto Alegre em encontro com o secretário estadual do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Afonso Motta, para entrega de carta assinada pelo presidente da companhia asiática. Wang Min confirmou para Artus o compromisso de enviar ao governador do estado, Tarso Genro, um convite para que ele visite a fábrica na China no dia 29 de novembro.

A XCMG já possui indústria em Minas Gerais e está prestes a inaugurar unidade no Recife, em Pernambuco. Em dois anos a corporação pretende definir um novo local no Rio Grande do Sul para implantação de unidade específica para a fabricação de guindastes. Agora a empresa inicia as análises de viabilidade do investimento em território gaúcho. Venâncio Aires busca atrair a nova unidade, com suporte do Governo do Estado, e por isso o prefeito vai oferecer a área da antiga Colônia Penal Agrícola de Vila Mariante para a instalação da XCMG. Após anúncio da construção do novo presídio de Estância Nova, o município demonstrou interesse em ocupar uma parte do terreno com um novo distrito industrial às margens da RSC-287. “Se conseguirmos implantar ali esta unidade fabril asiática poderíamos reestruturar toda a região e iniciar o projeto de uma nova área industrial no município”.

Além disso, Artus afirmou que pretende levar ao Governo do Estado o desejo de receber este novo empreendimento chinês na Capital do Chimarrão, implementando também formas de incentivo fiscal com o Estado, bem como a destinação do terreno. Com este projeto para os próximos dois anos, a Prefeitura quer também atrair novos investimentos, especialmente para o setor de tecnologia, e garantir novas possibilidades de negócios para o município.

 

CHINA

Em sua passagem pela China, Artus esteve acompanhado do empresário Angélico Dornelles da Rocha da Rocha, representante da XCMG em Venâncio Aires. Atualmente a empresa chinesa é considerada a quinta maior empresa do ramo no mundo. A matriz da empresa produz hoje 630 unidades de escavadeiras por dia.  O grupo conta com mais de 35 mil funcionários e 20 empresas distintas, atuando em uma área que supera dez Distritos Industriais de Venâncio Aires. “Somente na implantação da unidade mineira a companhia investiu mais de R$ 2 bilhões, o que mostra a força do grupo e o interesse pelo investimento no Brasil” .

Em sua avaliação da visita ao continente asiático, o chefe do executivo destacou que o momento é de estreitar relações com os chineses, que nas próximas décadas serão os responsáveis pelo movimento econômico do planeta. Venâncio Aires já tem demonstrado interesse nos investimentos asiáticos desde a implantação da China Brasil Tabacos em 2011, a partir de uma parceria entre a China Tabaco Internacional do Brasil e a Alliance One Brasil Exportadora de Tabaco. Artus afirma que objetivo é desenvolver as indústrias no município de maneira conjunta, desta forma, gerando mais empregos e renda para população, e garantindo novos investimentos ao parque industrial gaúcho.rque industrial gaúcho.