O prefeito Airton Artus pediu otimismo e mobilização para que servidores e alunos da rede escolar do município não sejam atingidos pelas dificuldades econômicas que vem atingindo o país. A manifestação ocorreu na última semana, durante reunião de Artus com o secretário municipal da Educação, émerson Elói Henrique, e demais membros do núcleo administrativo da Secretaria. No encontro, o prefeito pediu mobilização para impedir que o atraso de repasses do Governo Federal e o delicado momento financeiro pelo qual atravessam os municípios não reflitam em sala de aula.

Dentre as dificuldades citadas por Henrique no encontro, está a espera para a continuidade da construção da nova escola municipal de educação infantil do bairro Brands. A obra está sem receber recursos federais desde meados do ano passado. Ainda em 2014, a segunda parcela do programa Mais Educação não foi repassada ao município, interrompendo o trabalho de oficineiros que atuavam diretamente com os alunos. O secretário relatou que atrasos ainda foram registrados no pagamento de bolsas dos professores que participam do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa. Já verbas destinadas ao custeio da merenda e transporte escolar foram recebidas somente no dia 30 de dezembro, impedindo o Município de cumprir os pagamentos no ano da despesa.

Diante das adversidades que se apresentam, Artus pediu empenho à equipe administrativa para bem atender os profissionais que atuam nas escolas de educação infantil e ensino fundamental. “Os educadores possuem papel fundamental, sobretudo numa era tecnológica, em que o acesso ao conhecimento por parte do aluno esteja tão facilitado”, frisou. Atualmente, a rede escolar do município conta com 1,3 mil alunos em 12 escolas municipais de educação infantil e cerca de 1,9 mil estudantes distribuídos em 31 escolas municipais de ensino fundamental.

SECRETáRIO EFETIVADO

Durante a reunião, o prefeito Airton Artus confirmou a efetivação de émerson Elói Henrique como secretário municipal da Educação. Henrique passou a responder pela pasta em setembro de 2014, quando substituiu Rosange Lehmen de Moraes no cargo, tendo carregado inicialmente o status de interino. Antes disso, o professor já atuava como assessor da Secretaria e coordenador do programa Passe Livre Estudantil em Venâncio Aires.