O novo ano, que inicia nesta quinta-feira, 1, proporciona também expectativas por investimentos e melhorias na cidade. Em projeção, Airton Artus destaca que 2015 será importante para finalizar obras que já estão em andamento, começar novos investimentos e ampliar os serviços de saúde e educação. Aliado a isso, o desafio de não deixar o diálogo político afetar o ritmo da Administração Municipal.

Os próximos 12 meses serão de trabalho intenso no Governo Municipal priorizando o andamento de obras já inciadas. Na sua projeção para este ano novo, o prefeito afirma que a continuidade de investimentos já anunciados terão prioridade, já que estão em andamento e com dotações orçamentárias projetadas.

 

Após operacionalizar a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), novos postos de saúde, e executar melhorias no Hospital São Sebastião Mártir, Airton Artus afirma que o desafio é de ampliar os atendimentos em serviços especializados de saúde, assim como, efetuar a qualificação dos serviços prestados.

Segundo o chefe do Executivo, o ano será de continuidade dos investimentos de saúde, priorizando as consultas e atendimentos de emergência. “A saúde continua sendo a prioridade, e após melhorarmos a infraestrutura do setor, vamos trabalhar formas de ampliar atendimentos e a qualidade da oferta. Entra nesta preocupação a área da educação infantil, que também terá como desafio a ampliação de vagas nas creches, com a entrega de novas unidades.”

Segurança

Um setor que tem gerado preocupação em cidades de todo o país, também terá atenção especial do Governo Municipal em 2015. Artus destaca que serão trabalhadas formas de garantir investimentos para projetos já trabalhados ao longo de 2014 na área da segurança pública. “Venâncio Aires vai iniciar a ocupação da penitenciária estadual e exigirá também uma atenção especial no setor de segurança. Uma das propostas é de trabalhar a instalação da nova delegacia e também a implantação de um batalhão da Brigada Militar, em Estância Nova.”

Setor produtivo

A preocupação com o setor produtivo segue sendo um dos focos da Administração Municipal, objetivando ampliar as propostas de diversificação da economia. Para o prefeito, a iniciativa de criar um polo da proteína, para incentivar novos segmentos é uma das apostas para o próximo ano. “O polo da proteína, trabalhado pela Administração Municipal também garante mais força para a economia da cidade, e abre novos caminhos ao setor industrial e primário,” explica.

Obras

No setor de obras de infraestrutura, Airton Artus destaca que a maioria dos investimentos já foram anunciados e precisam ser colocado em prática, ou concluídos em 2015. Segundo ele, pavimentação asfáltica é a principal demanda do setor público, e as obras iniciadas nos bairros serão concluídas. Além disso, a proposta de recapeamento asfáltico das ruas centrais será iniciada, visando garantir mais trafegabilidade em vias danificadas por obras de saneamento.

Praças e Parques

Parte dos investimentos que serão executados no ano buscam efetivar novas opções de lazer para a comunidade. “Praças e parques serão prioridades no próximo ano, tenho esperança que este tipo de iniciativa poderá modificar a cara da nossa cidade, proporcionando mais qualidade de vida e novas opções de lazer. Temos arquitetos trabalhando exclusivamente nestes projetos e vamos colocá-los em prática a partir de 2015.”

A prefeitura possui projetos em andamento para revitalizar as duas praças centrais da cidade, assim como, efetuar a construção de um novo parque no bairro Aviação. “Tive a oportunidade de visitar outros países ao longo dos últimos anos e pude constatar o tamanho do nosso atraso neste segmento, precisamos recuperar este tempo perdido, melhorar as praças existentes, revitalizar áreas verdes em bairros e iniciar a construção de novos parques,” comenta.

Relações Políticas

Com as relações partidárias da aliança de governo estremecidas em 2014, o ano que inicia propõe um amplo diálogo. Segundo Artus o período será de conversas, com o desafio de não interromper o trabalho que já vem sendo executado. “Por mais que façamos um esforço tentando adiar o debate político das próximas eleições, o pleito de 2016 já está aí e precisamos estar prontos para discutir as relações eleitorais.”

Na avaliação do prefeito, o período será de diferenciar os debates políticos, das ações do governo, para que não ocorram prejuízos a população. “Precisamos ter a capacidade de separar o futuro da política, com debate superior e educado, para não prejudicar o andamento da Administração Municipal. Quando isso ocorrer estaremos com maturidade para pensar os projetos que serão colocados a disposição da população, sem que prejudique a nossa cidade,” afirma.