A Câmara de Vereadores de Venâncio Aires foi sede do 16°Encontro Regional do PDT para debater o rumo às eleições gerais de 2014. A reunião ocorreu no último sábado, 8, e contou com a presença de diversas lideranças estaduais da sigla, lideradas pelo presidente estadual do partido, Romildo Bolzan Júnior. Cerca de 200 pessoas prestigiaram o encontro.

Presidente do PDT de Venâncio Aires e prefeito, Airton Artus defendeu que o partido continue apoiando o governador Tarso Genro (PT), na busca pela reeleição, inclusive indicando candidatura à vice-governador. O objetivo dos pedetistas é se preparar para o pleito de 2018 e lançar candidatura própria ao Piratini. Contudo, presente no evento, o deputado Vieira da Cunha colocou seu nome à disposição para concorrer ao cargo de governador do Estado caso o partido entenda que deva lançar candidatura própria no próximo ano.

Segundo o coordenador regional do PDT, Telmo Kist, de todos encontros realizados até agora, em diferentes regiões do estado, o PDT de Venâncio foi o primeiro a defender a manutenção do governo Tarso, por mais quatro anos. “Nos 15 anteriores, foi unânime a opinião de que deve haver uma candidatura própria do PDT no ano que vem. Nós tivemos um parecer diferente. Entendemos que devemos coligar com o PT, oferecendo candidato a vice-governador e preparar o Fortunati para 2018”, afirmou. Segundo Kist, o secretário de Estado e vice-presidente do partido no estado, Afonso Motta e o PDT de Rio Pardo, também se posicionaram à favor do apoio a Tarso.

Segundo a assessoria de imprensa local do partido, a meta para 2014 é aumentar a bancada de deputados federal e estadual. No entanto, em relação à candidaturas na região do Vale do Rio Pardo, coordenador regional disse que por enquanto não há nenhum nome cotado. Além disso, é aguardado o reforço do jornalista Lasier Martins, que já é filiado ao partido, e teria intenção de disputar vaga no Senado.

A reunião teve a presença dos vice-presidentes do PDT, Pompeu de Mattos, Afonso Motta e Giovane Cherini, secretário Gilmar Sossela, tesoureiro e vereador de Porto Alegre, Márcio Bins Ely, deputado e consultor jurídico do PDT, Enio Bacci, 1° tesoureiro Antônio Gomes, entre outras lideranças em nível de Estado, entre elas o atual secretário de Saúde, Ciro Simoni. Além disso, participaram os vereadores do PDT, Ana Cláudia do Amaral Teixeira, Jarbas da Rosa, Cleiva Heck e Gerson Ruppenthal e o presidente local da Juventude Socialista, Tiago Quintana.

Mais inmformações no flip ou edição impressa de 11/06