O prefeito Airton Artus e o secretario municipal do Planejamento, Telmo Kist, viajam para Brasília na noite deste domingo, 7, para defender a vinda de recursos do Governo Federal para viabilizar três projetos no município. O roteiro na capital federal se estende até a terça-feira, 9, período em que ele defenderá a liberação de verbas para asfaltamentos em Linha Sapé e na estrada velha até Santa Cruz do Sul e a construção do primeiro módulo da Vila Olímpica, no bairro Bela Vista. As reuniões ocorrerão nos ministérios do Desenvolvimento Agrário, Esportes e Cidades.
O projeto de pavimentação da estrada velha até Santa Cruz prevê o asfaltamento de 5,4 quilômetros. O percurso vai das proximidades do asilo Lar Novo Horizonte até o trevo de acesso à RSC-287, em Linha Hansel, com um custo estimado de R$ 5,4 milhões. Já em Linha Sapé, a proposta prevê a colocação de asfalto no trecho de 5,8 quilômetros, entre a ERS-422 até as imediações do Frigorífico Sapé, com custo estimado de R$ 5,8 milhões. Este projeto é parte do PAC dos Frigoríficos, plano de estímulo ao crescimento econômico do setor, para o qual a Prefeitura também busca recursos no Governo do Estado.
Para a Vila Olímpica, Artus apresentará projeto para construir a etapa inicial do centro esportivo. O primeiro módulo prevê a construção de pista de atletismo, com medidas oficiais da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF), em área de 6.275,2 m², dispondo de vestiários e pódio para os atletas. Está prevista também a construção de pórtico de entrada e guarita e de um centro de eventos próprio da Vila Olímpica, com 714,3 m². O projeto foi desenvolvido pela Secretaria Municipal do Planejamento, pelo arquiteto Alexandre Machado Silveira.