Alexandra Weizemann foi rainha da 2ª Fenachim. Ao lado das princesas Loiva Wünsch e Margô Schmidt representou a festa no ano de 1988. Mas o reinado que

iniciou em 1987, quando eleita aos 17 anos, encerrou quatro anos depois, já que a terceira edição da festa foi realizada apenas em 1991, para ‘casar’ com o centenário do município.
Depois de ter retornado de Mato Grosso, onde morou algum tempo, Alexandra recebeu o convite do Banrisul para representá-los no concurso da Fenachim, em 1987. Durante seu reinado, a Festa foi marcada pela inauguração do pórtico de entrada da cidade e da primeira visita da comitiva social, com as soberanas, a Brasília.
Após a 3ª edição da Fenachim, Alexandra passou a respirar a Festa por mais algumas edições, auxiliando em vários segmentos, como em estandes e na bilheteria. “A infraestrutura do Parque era muito diferente, não era tão grande, era mais reservada para as pessoas do município. Acho que depois da nossa edição viu-se um avanço, um crescimento da festa. Tomou outras proporções, foi tomando um glamour e na minha época fui mais com o intuito de ajudar o município.”
Tão logo, além de ostentar a faixa de rainha da Festa Nacional do Chimarrão, Alexandra também assegurou o título de rainha das piscinas do Vale do Rio Pardo. Na terceira edição do evento, realizado no pavilhão central da Oktoberfest, a venâncio-airense representou a Sociedade Olímpica Venâncio Aires (Sova). Ao seu lado, mais uma vez como princesa esteve Loiva Wünsch, que na ocasião representou a AABB de Santa Cruz do Sul.
28 anos depois
Casada com Luiz Francisco Huyer, conhecido como Chico, que já foi campeão brasileiro de Motocross, e é professor na Universidade de Santa Cruz do Sul, estão juntos há mais de 30 anos. “Lembro bem de um momento que aconteceu na Fenachim, que ele foi o campeão do Motocross e eu, como rainha da Festa, fiz a entrega do troféu.”

O casal mora há cerca de 11 anos numa chácara no interior de Venâncio. No lugar rodeado por belezas naturais, convivem com uma rotina intensa, mas ao mesmo tempo, tranquila. No local, Alexandra que também é psicóloga formada pela Unisc e acupunturista, tem um consultório. “Gosto muito da minha cidade, nasci aqui, tenho hoje meu trabalho de base, continuo ajudando de alguma forma nos bastidores do município.” Além disso, há cinco anos são proprietários de um hotel para cachorros. “Sempre gostei muito de animais. Aqui temos cachorro, ovelhas, galinhas, gansos.”