Foto: Edemar Etges / Folha do MateDeputado, dirigentes sindicais e vereadores se colocaram à disposição para auxiliar as associações
Deputado, dirigentes sindicais e vereadores se colocaram à disposição para auxiliar as associações

O auditório do Sindicato Rural foi palco de discussão na noite desta quarta-feira, 11, para reverter o aumento de valores nas contas de energia elétrica de associações hídricas do interior. O encontro, conduzido pelo secretário municipal da Agricultura, Hélio Lawall, contou com a presença do deputado estadual Adolfo Brito (PP), presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa. O parlamentar ouviu as reivindicações dos cerca de 50 representantes das entidades presentes, em busca de uma solução contra o aumento da alíquota de ICMS cobrado pelo uso da energia elétrica, de 12% para 25%.

“é uma vitória termos conseguido mobilizar o deputado Adolfo Brito e convencê-lo da importância do assunto e o fato dele vir a Venâncio Aires para participar do encontro com os presidentes das associações das redes hídricas, demonstra isto”, frisa o secretário municipal de Agricultura Hélio Lawall, ao avaliar a referida reunião.O secretário acredita que houve avanças no sentido de encontrar uma solução, pois surgiram várias sugestões e será tentado na área administrativa, conscientizar a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), sobre os benefícios que o produtor rural tem com relação ao ICMS sobre a energia elétrica e que as associações hídricas merecem o mesmo tratamento. “O fato de sermos pioneiros, o primeiro município a se manifestar com relação a esta necessidade, também nos deixa satisfeitos porque este benefício será estendido a todos os produtores rurais do Estado”, salienta. “Começamos uma nova etapa e com certeza e com bastante luta de nos mantermos na busca deste benefício, alcançaremos os nossos objetivos.”