Empresas e entidades que promovem ações de proteção ao meio ambiente, poderão ter um novo estímulo, e a proposta parte do Parlamento Municipal. A vereadora Cleiva Heck (PDT) sugere a criação de um selo para reconhecer ações ambientais, que garantem proteção e melhorias aos ecossistemas no município.
A semente foi lançada na última reunião da Câmara de Vereadores e começa a ser analisada por mais parlamentares. Para Cleiva, a iniciativa pode incentivar as empresas e entidades instaladas no município a adotarem boas práticas de conservação do meio ambiente, também na promoção de ações sociais. A iniciativa prevê o reconhecimento, com um selo, que poderá ser utilizado pelas companhias, como forma de divulgação das medidas ambientais realizadas.
Segundo a vereadora, os projetos realizados em Venâncio Aires poderão ser avaliados por uma banca, formada por profissionais da área e professores, para julgar as medidas indicadas para receber o selo. “Queremos avaliar o compromisso ambiental das associações, empresas e entidades da cidade. Reconhecer medidas já realizadas na proteção ambiental. Essa proposta tem como principal objetivo estimular a ampliação de medidas que ajudem o meio ambiente.”
Como o projeto está em fase inicial, reuniões serão realizadas de forma interna no Legislativo Municipal, para avaliar a proposta. Além disso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente será aliada na construção do projeto que poderá fazer o reconhecimento dos projetos municipais.
Para Cleiva, o projeto poderá ampliar a participação da Câmara de Vereadores nas iniciativas municipais, de empresas e entidades, em forma de homenagem, para garantir ações de redução do consumo, reutilização da água, reflorestamento e destinação correta de resíduos sólidos. “O projeto busca destinar o selo de compromisso ambiental para iniciativas já em andamento na cidade. Queremos reconhecer o trabalho de entidades, empresas e Ongs, para garantir uma homenagem as pessoas que pensam a proteção ambiental.”
Separação de lixo
A pedetista mantém ações ligadas a proteção ambiental desde 2013, quando lançou o projeto LixoCidadania.com. A ideia surgiu durante o Projeto Folheando, do Jornal Folha do Mate, quando a parlamentar atuou junto aos alunos da 7ª série da Escola Gaspar Silveira Martins, falando sobre a função legislativa.
Cleiva explica que o projeto consiste em ações voltadas para a separação correta do lixo. A ação foi realizada por alunos, familiares, escola e apoiadores, com o objetivo de incentivar e divulgar a coleta seletiva de lixo para todo o município.