Atividades em Estrela podem despertar Mariante

-

Desde a última quinta-feira, 14, a Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) administra o Porto de Estrela, no Vale do Taquari. A transferência da gestão – da União para o Estado – era reivindicada havia mais de três décadas. Agora, conforme os entusiastas desta iniciativa, será possível promover a integração da região ao sistema multimodal do planejamento estratégico de utilização de hidrovias. Assim, cresce a especulação acerca do aproveitamento do Porto de Mariante.

Embora confirme que melhorar a estrutura de Mariante faz parte dos planos do Governo do Estado, o diretor de portos da SPH, Paulo Astrana, pondera que, inicialmente, esforços serão concentrados na operacionalização do Porto de Estrela. De acordo com ele, a partir de uma organização do porto recém-assumido, toda a região será beneficiada. Não somente os municípios que têm portos – como Venâncio Aires, Rio Pardo e Cachoeira do Sul -, mas também cidades que precisam de alternativas para o escoamento de suas riquezas. “é tudo precoce, ainda, mas vamos apostar muito no projeto”, assegura.

Conforme Astrana, o Porto de Estrela, atualmente, tem operações em baixa, e o Governo do Estado pretende levantar as potencialidades da estrutura e buscar parceiros para fazê-la funcionar. Hoje, dia 21, a cúpula da SPH estará em Estrela para um seminário que tem por finalidade iniciar o processo de estímulo às atividades portuárias na cidade. “Já temos um administrador oficial do porto e agora poderemos deflagar ações de promoção. Vamos organizar a estrutura e buscar cargas, pois um porto não sobrevive sem ter o que transportar. Faremos investimentos, mas precisamos garantir retorno”, argumenta.

Confira a reportagem completa no flip ou edição impressa de 21/08/2014.

 



Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido