A Praça da Matriz sedia na manhã da próxima segunda-feira, 1º, a abertura oficial da Semana da Pátria. O ato ocorre a partir das 8h30min e dá início à série de programações de cunho cívico que visam enaltecer a independência do Brasil, comemorada no dia 7 de setembro. Haverá exposição de todos os desenhos do concurso para o folder da Semana da Pátria e presença autoridades e as pessoas homenageadas pelas instituições que integram as comemorações. A PROGRAMAÇÃO será complementada com ato às 20h, na Câmara de Vereadores, quando ocorrerá recepção ao fogo simbólico e hora cívica com a presença de seis escolas.
As atividades cívicas se prolongarão por toda a semana, com cerimônias de hora cívica e recepção ao fogo simbólico até a sexta-feira, 5, nos turnos manhã e tarde, envolvendo diversas escolas da cidade e do interior. Na terça-feira, 2, haverá o painel “Na família aprendemos a ser…”, às 19h30min, na Câmara de Vereadores, com apresentação da professora Alice Theis, do radialista José Raimundo Kuhn e da psicóloga Daniela Graef. Já na sexta-feira, o Lions Clube Melvin Jones realizará pedágio cívico/beneficente entre 15h e 18h.
A PROGRAMAÇÃO culminará com o tradicional desfile cívico no domingo, 7, a partir das 8h, ao longo da rua Osvaldo Aranha. O desfile terá a presença de 48 entidades do município, entre órgãos públicos, entidades assistenciais, escolas e clubes de serviço. Como complemento, o distrito de Vila Mariante realizará seu desfile cívico próprio na comunidade. A PROGRAMAÇÃO será no dia 13 de setembro, a partir das 9h.
Em nível municipal, a Semana da Pátria contará com a temática “Na família, aprendemos a ser” e cada entidade terá homenageados a livre escolha. No Estado, a temática será “Meu jeito de ser brasileiro”, com homenagem ao cantor e compositor Lupicínio Rodrigues, cuja morte completa 40 anos em 2014. Em nível nacional, a temática das comemorações patrióticas é “Amazônia – Patrimônio brasileiro”.