Uma vida de qualidade. é isto o que Henrique busca de forma mais intensa há três anos. Chegou a atingir 196 quilos e, após uma cirurgia bariátrica em outubro de 2014, perdeu 62. Atualmente pesa 125 quilos. Todos esse peso perdido se somam também ao peso da força de vontade, de uma alimentação saudável e de uma rotina alimentar muito diferente, a qual Henrique fez questão de se dedicar.Conta que desde pequeno é obeso, e que fatores genéticos talvez tenham influenciado para ele ter excesso de peso, mas, segundo ele, o que mais contribuiu para isso, foram os hábitos alimentares. Henrique tomou leite apenas durante dois meses na infância, e, após isso, a mãe oferecia outros alimentos. Desde então, passou a comer mais do que o aconselhável, o que, conforme ele, contribuiu para o excesso de peso.
A ideia de fazer a cirurgia bariátrica não era recente. “Fazia tempo que já vinha conversando sobre fazer a cirurgia, tive que fazer o plano de saúde da Unimed, e quando fui fazer, a moça disse que tinha dois anos de carência para fazer ela. A partir deste momento, passei a consultar com médico, psiquiatra, psicóloga, nutricionista, até passar os dois anos e poder fazer a cirurgia” explica. Além disso Henrique frequentava academia para manter ainda mais a qualidade de vida.Para fazê-la, teve que emagrecer 12 quilos em um prazo de 60 dias. Conseguiu, e chegou aos 187 quilos. Após a cirurgia, a recuperação foi demorada, sendo que apenas no quarto mês foi liberado para fazer alguns serviços que não exigissem esforço físico. Um mês após a realização da mesma, Henrique pôde, pela primeira vez, se pesar. A surpresa foi grande, pois nem sabia quanto que iria emagrecer. No rosto, um largo sorriso foi tomando conta.Atualmente, precisa emagrecer mais 38 quilos para poder fazer a cirurgia plástica. Para isso, fará caminhada, academia e manterá uma alimentação saudável, conforme pede a nutricionista. Data definida para perder esse peso, ele ainda não tem, mas estipula que até em outubro tenha o resultado desejado.
“Se precisasse fazer cirurgia de novo, eu faria, tudo pela questão do bem estar, pois agora eu vivo bem melhor e estou mais disposto para fazer as coisas”
Confira a matéria completa na edição de sexta-feira, é só acessar o flip
Obesidade: 21 pessoas na fila por cirurgia em Venâncio