“Prestigie o que é nosso. Valorize as coisas da nossa terra”, este é o tema da campanha da Associação de Turismo Rural Rota do Chimarrão, lançada durante sessão da Câmara de Vereadores de segunda-feira, 17. Rejane Rüdiger Pastore, vice-presidente da Aturrchim, falou que a intenção é tornar a Rota do Chimarrão comercialmente viável, e nada melhor do que começar por Venâncio Aires. “Não existe turismo, sem turistas. Estamos de portas e janelas abertas para receber inicialmente os visitantes do município”, salientou.

A Aturrchim engloba empreendedores do 4º e 6º Distritos de Venâncio Aires e tem como principal objetivo a geração de emprego e renda, visando o progresso, a qualidade de vida, a qualificação dos empreendedores e empreendimentos turísticos da Rota do Chimarrão, a integração entre o campo e a cidade, o estímulo à troca de valores culturais, sem esquecer, da luta pela permanência do homem do campo no meio rural e a promoção da sustentabilidade ambiental.

Rejane falou sobre o turismo rural em Venâncio Aires e destacou que a Rota do Chimarrão é um dos cinco roteiros oficiais da Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Atuvarp). Os integrantes da Rota fizeram cursos de turismo rural e empreendedorismo e estão constantemente se qualificando para bem atender aos visitantes.

A meta é tornar a cultura do turismo parte do dia a dia da população. Pensando nisso, Rejane fez um convite ao Legislativo para que os vereadores, junto dos assessores e demais servidores, lotem um ônibus e conheçam a Rota do Chimarrão. O Presidente Telmo Kist apoiou a ideia e a vereadora Cleiva Heck ficou responsável por organizar o passeio.