Foto: Beatriz Colombelli / Folha do Matexx
Dirigentes decidiram, em reunião, que vão encaminhar abaixo-assinado e agendar reunião com o prefeito Giovane Wickert 

Na terça-feira, 7, à noite, a diretoria da Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA), liderada por Waldemar Moraes esteve reunida para organizar o calendário de eventos das entidades tradicionalistas para 2017, e um dos assuntos em pauta foi a mobilização para que o dia 11 de maio, aniversário de Venâncio Aires, volte a ser feriado.

A data deixou de ser feriado em 2014, através de projeto de lei aprovado na Câmara de Vereadores, em 2013. Em troca, os venâncio-airenses passaram a ter feriado no dia 25 de julho, Dia do Colono e Motorista.

O assunto foi debatido no Piquete Machry, durante a reunião mensal da ATVA que congrega 13 entidades tradicionalistas, somando cerca de 2,5 mil associados, segundo os dirigentes. Patrão do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Chaleira Preta, Oli Joaquim Franco, reascendeu o assunto que teve a concordância das dez entidades presentes à reunião.

Na próxima terça-feira, no Encontro Regional de Patrões, será levado um documento para colher assinaturas, inicialmente, de todos os patrões filiados à ATVA, os quais vão mobilizar seus associados e a comunidade que serão convidados a participar da manifestação por meio de abaixo-assinado. Um encontro será agendado como o prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert, para apresentar as justificativas a partir de documento com embasamento histórico e cultural.

O grupo expressa que desde a mudança sempre se mostrou contrário, e acreditam que quanto mais tempo passar, mais a identidade histórica do município irá se perder. Eles entendem que a data deverá retornar a ser feriado, especialmente para reafirmar os valores culturais entre as novas gerações que serão os futuros líderes da Capital do Chimarrão.

Os tradicionalistas, ainda, argumentam que o mesmo entendimento teve o atual vice-prefeito, Celso Krämer (PTB), que votou contrário ao projeto, junto com Ademar Melchior (PMDB) vereadores em 2013.

 RELEMBRANDO

Folha do Mate do dia 30 de abril de 2013 apresentava a alteração aprovada pela Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, a partir de projeto de lei do Executivo, sancionado pelo então prefeito, Airton Artus. O dia 11 de maio, aniversário da Capital do Chimarrão deixava de ser feriado.

Dos 15 vereadores,13 aprovaram o projeto de lei. Os votos contrários foram dos então vereador Celso Krämer (PTB) e de José Ademar Melchior (PMDB). Mais de 100 pessoas, entre comerciantes, trabalhadores, representantes de sindicatos e da Caciva, acompanharam a votação. Reivindicação da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços de Venâncio Aires, a mudança visava atender, sobretudo, os comerciantes, que nos últimos anos, se viam prejudicados com o feriado de 11 de maio, pois a data coincide com a véspera do Dia das Mães, considerada a segunda data mais importante para o comércio.