Na audiência que coloca em discussãoa denúncia de desvio de dinheiro do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) no Rio Grande do Sul o deputado federal Luiz Carlos Heinze abre explicando o objetivo da reunião.
O encontro ocorre no auditório da faculdade Dom Alberto, no centro da cidade. O local já está lotado de agricultores, vereadores, deputados, representantes sindicais e imprensa de todo o estado.
Mais de 6,3 mil pequenos produtores teriam sido vítimas da fraude, com suspeita de movimentar cerca de R$ 80 milhões. Entre os presentes éstão deputado federal Alceu Moreira, deputado estadual Edson Brum, além dos que deverão se pronunciar estão Wilson Rabuske, apontado como o chefe do esquema, o delegado do Ministério Agrário, e o chefe de gabinete da senadora Ana Amélia Lemos, Marco Aurélio Ferreira. O representante da parlamentar coloca que esta é a maneira de ouvir o ‘outro lado’.
O vereador de Santa Cruz, Edmar Hermany, conta que o processo foi suspenso parcialmente e está voltando para a sétima vara criminal, o processo principal, a quebra do sigilo telefonico, inquérito e ação cautelar federal estão em andamento e sendo averiguados pelo Tribunal de Contas e no Ministério Agrário, além disso foram afastados funcionários do Banco do Brasil e acontece uma auditoria interna e por isso optou-se pela realização deste encontro para que todas as partes sejam ouvidas.
De Venâncio estão presentes os vereadores Cleiva Heck, Arnildo Câmara, Zecão Melchior, Celso Kramer e Candido Faleiro. Além disso, o vice prefeito de Venâncio Giovane Wickert e o presidente do Sindicato Rural, Ornélio Sausen.
[GALERIA_435]