A população é aguarda hoje no plenário Vicente Schuck, às 18h30min para discutir medidas que possam minimizar os efeitos das enchentes em Venâncio Aires. A Audiência Pública proposta pelo vereador Paulo Tirelli (PT) foi aprovada no inicio do mês, e será realizada mesmo após a Prefeitura anunciar medidas de curto prazo para diminuir os efeitos das enxurradas na área urbana.
Tirelli quer ampliar os debates em torno das enchentes que têm causado prejuízos as famílias venâncio-airenses. O debate foi aprovado de forma unânime, e busca reunir moradores, técnicos da área, engenheiros e representantes do Executivo Municipal e governo estadual. Conforme o parlamentar a audiência pública foi um pedido da comunidade, após visitas as áreas atingidas pela cheia do Arroio Castelhano. “Fizemos visitas as pessoas atingidas, e muitas estavam constrangidas, queremos discutir para encontrar uma solução, precisa existir algo que possa ser feito para evitar mais prejuízos para estas famílias.”
Já o presidente do Legislativo Municipal, José Cândido Faleiro Neto (PT), destaca o papel da Câmara de sediar os debates municipais. “Nós com certeza podemos fazer um diálogo muito importante com a população, esta audiência pública busca promover um bom debate com os moradores, o objetivo não é de avaliar esta enchentes, e sim fazer uma análise do problema.”
Para Cândido o encontro quer amenizar os problemas causados pelas chuvas, buscando promover uma melhora no atendimento a população. “Precisamos pensar ações para minimizar os efeitos das cheias, além de pensar melhoras na Defesa Civil do Município, avaliando inclusive equipamentos que podem ser incorporados para otimizar os atendimentos. A longo prazo sabemos que medidas serão tomadas, com o estudo hidrológico, mas até lá precisa ocorrer o desassoreamento do arroio e a limpeza do leito.”
A diretoria do Legislativo Municipal enviou convites para secretarias estaduais e municipais, engenheiros, Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e para a coordenação da Defesa Civil regional. Os parlamentares esperam reunir moradores para buscar soluções emergenciais de qualificação as equipes municipais da Defesa Civil, bem como, efetuar melhorias nos bairros próximos aos arroios.