Foto: Guilherme Siebeneichler / Folha do MateProposta foi apresentada pela vereadora Helena da Rosa (PMDB)
Proposta foi apresentada pela vereadora Helena da Rosa (PMDB)

A venda de produtos nas ruas da cidade, por comerciantes ambulantes, pode ser tema de audiência pública no Legislativo Municipal. A proposta é da vereadora Helena da Rosa (PMDB), que levantou a questão na reunião ordinária desta segunda-feira, 1.Com o aumento no comércio de produtos nas vias públicas da cidade, reclamações por parte dos comerciantes venâncio-airenses, são crescentes. Mesmo assim, o trabalho de fiscalização da Prefeitura é realizado, entretanto, o comércio irregular ocorre nos fins de semana.

Buscando discutir soluções para o problema, envolvendo comunidade e empresários, a parlamentar peemedebista, sugeriu a realização da audiência pública. Segundo ela, a medida poderá oportunizar formas de conhecer a realidade de cada vendedor, e também os problemas enfrentados pelos comerciantes do município. “Tenho recebido reclamações dos empresários da cidade, e acredito que uma audiência pública, poderá garantir formas de resolver este problema. Temos atualmente na cidade vendedores de flores, produtos alimentícios e móveis,” argumentou.

A proposta foi apoiada pela presidente da Câmara de Vereadores, Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT), e explicou o envolvimento dos órgãos de fiscalização, objetivando evitar o aumento do comércio de ambulantes. “Sabemos que há um movimento da Secretaria da Fazenda, com fiscalizações mais efetivas, inclusive aos sábados e domingos. Mas como forma de ampliar o debate concordo com uma audiência, para envolver a comunidade no tema.”

A proposta será avaliada pela Mesa Diretora e colocada em discussão na Comissão de Educação, Indústria, Comércio e Turismo.