As alternativas para os gargalos do trânsito de Venâncio Aires estarão em debate na terça-feira, 27, quando a Câmara de Vereadores promove audiência pública sobre o assunto. O encontro, proposto pelo presidente municipal da Comissão de Agricultura, Meio Ambiente, Obras e Serviços Públicos, vereador José Cândido Faleiro Neto (PT), ocorre a partir das 19h30min, no Plenarinho João Jorge Hinterholz. O evento discutirá a mobilidade da cidade e colocará em pauta as preocupações da população, que sente no dia a dia o aumento do tráfego nas ruas da Capital do Chimarrão.

Para a audiência pública foram convidados representantes do Executivo, associações de moradores,  representantes da Empresa Gaúcha de Rodovias do governo do Estado, secretários municipais de Planejamento e Infraestrutura e Serviços Públicos, Samu, Brigada Militar e Polícia Civil, Departamento Municipal de Trânsito, Associação de Taxistas e empresas de transporte coletivo. A reunião é aberta a toda comunidade.“é um assunto que já é debatido pela população e que deve ser pauta do poder público, afinal, aumentou muito o número dos veículos nas últimas décadas, causando, especialmente, congestionamento em pontos específicos”, observa o vereador proponente.

Para o presidente da comissão, é necessário discutir alternativas para melhorar  o fluxo do trânsito, como placas indicativas e de sinalização, e principalmente de mobilidade do trânsito. “é preciso pensar em alternativas para o congestionamento que enfrentamos nos horários de pico.”

Faleiro Neto adiantou que o Departamento Municipal de Trânsito realizou um levantamento fotográfico pelos principais pontos a serem discutidos na audiência, como as esquinas das ruas Tiradentes com a 15 de Novembro; a Armando Ruschel com a Júlio de Castilhos; Conde DÂ’eu com a Júlio de Castilhos, além das rodovias RSC-453 e 287.