O curso de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) promoveu ontem palestra com a jornalista Eliane Brum. A convidada abriu oficialmente o início das aulas e marcou a primeira atividade alusiva aos 20 anos da graduação, criada em 1994.
A PROGRAMAÇÃO iniciou às 19h no anfiteatro do bloco 18, com um bate-papo na presença da escritora, documentarista e jornalista gaúcha Eliane Brum, vencedora de mais de quarenta prêmios nacionais e internacionais de reportagem. Para o chefe do Departamento de Comunicação Social da instituição, Demétrio Soster, a atividade possui um significado de primeira importância para o curso. “Uma escritora do porte de Eliane Brum se dispor a vir até Santa Cruz dialogar conosco representa que somos, pelo menos, relevantes em termos de Universidade”.
A gaúcha, natural de Ijuí, trabalhou 11 anos como repórter do jornal Zero Hora de Porto Alegre, e 10 como repórter especial da Revista época, em São Paulo. Desde março de 2010, atua como jornalista freelance. Como documentarista, ganhou 17 prêmios nacionais e internacionais de melhor documentário, roteiro e júri popular com seu filme de estreia, “Uma história Severina” de 2005. Durante a Aula Inaugural será lançado o Concurso Cultural Comunicação Social Unisc – 20 anos de estórias, imagens e ideias, que tem como objetivo selecionar contos, crônicas, poemas, fotografias e charges para compor um livro em homenagem às duas décadas.
Puderam participar todos os alunos e ex-alunos de Comunicação Social e do Curso Superior de Tecnologia em Fotografia. Para Soster, concursos como este “marcam uma época, um caminho trilhado, e representam uma etapa de tantas e tão boas realizações”.