Foto: Divulgação / Participação da Escola do Chimarrão no Estação Verão Sesc se dará pela praia de Capão da Canoa
Participação da Escola do Chimarrão no Estação Verão Sesc se dará pela praia de Capão da Canoa

Nos eventos onde a Escola do Chimarrão participa, o que mais encanta o público é o preparo de diversos modelos de chimarrão, fato que desperta a curiosidade pela beleza apresentada por cada um dos tipos do ‘mate amargo’.

Segundo o diretor executivo da Escola do Chimarrão Pedro José Schwengber, os modelos diferentes foram criados para despertar a valorização do chimarrão, possibilitando que a escola dialogue sobre os benefícios que a erva-mate possui. Este será o foco do trabalho que a entidade desenvolverá a partir deste fim de semana, na praia de Capão da Canoa, dentro do projeto Estação Verão Sesc 2018.

Esse é o 14º ano de participação consecutiva da escola no projeto, um evento segundo Schwengber, muito significativo pois pessoas de todo o estado frequentam as praias gaúchas. De acordo com ele, a meta é percorrer dez praias do litoral gaúcho, quando se tem a expectativa de atingir um público de 50 mil pessoas, semelhante aos anos anteriores. “O mais importante é a visibilidade que a participação nos dá devido ao ônibus e ao caminhão estarem adesivados com o tema do chimarrão e as pessoas visualizam e acabar despertando a curiosidade”, frisa.

Precisamos transmitir aos veranistas sobre o por quê de tomarem chimarrão”, Pedro José Schwengber, diretor executivo da Escola do Chimarrão.

O ingrediente principal do chimarrão, a erva-mate, possui diversos benefícios para a saúde, mas mesmo assim, de acordo com Pedro Schwengber, muitas pessoas ainda não possuem o hábito da bebida símbolo da Capital Nacional do Chimarrão pelos benefícios, o que faz com que muitas pessoas no Brasil e ao redor do mundo não tomem a bebida por conhecimento, mas sim por tradição. “Ela é muito rica em histórias, tem uma participação efetiva na economia, no turismo e na educação do Estado”, acentua.

Ibramate

Schwengber acrescenta que vê com bons olhos o trabalho do Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate) que abrange toda a cadeia produtiva e tem no diretor executivo Roberto Magnos Ferron e no presidente Valdir Pedro Zonin, representantes legítimos, pois os dois têm muito conhecimento do setor, o que vai beneficiar a população como um todo. “Sempre digo que um dia o mundo todo vai tomar chimarrão e espero que isto não demore muito para ocorrer e a praia proporciona esta visibilidade. Temos muito orgulho de estarmos todo este tempo junto ao Sesc e estar junto das atividades que o órgão desenvolve com o veranistas, levando qualidade de vida às pessoas e isto nos orgulha muito.”