Ontem foi o último dia de Formação dos professores da Rede Estadual que tinha como tema ‘Formação de professores e Práticas Pedagógicas na Contemporaneidade’. Cerca de 300 educadores participaram do evento, que aconteceu no auditório do Colégio Professor José de Oliveira Castilhos.

A palestrante Doutora Clarice Escott foi mediadora de teorias para melhorias na prática de educação de competência. Na manhã de ontem, ela abordou a forma de avaliação dos educadores. “é importante ter um instrumento de avaliação que o aluno possa acompanhar o seu processo de aprendizagem e que ele possa pensar”, justifica. Com isso foi realizada uma dinâmica em grupo, na qual os professores refletiram sobre a proposta de avaliação na sua escola. Cada grupo deveria criar um instrumento de avaliação por competência e no final eles apresentavam para os demais, gerando uma troca de experiências.

O Mestre Giovani Martins palestrou na parte da tarde e abordou o tema ‘Como desenvolver a autoestima e autocontrole’. O intuito da palestra era repensar o autoconhecimento, para uma vida mais saudável e motivada. “Minha fala teve como base a psicologia cognitiva comportamentalista”, explica. Ainda conceituou ‘Felicidadania’, junção de felicidade e cidadania, mostrando que é preciso unir os dois para elevar a autoestima e ter maior motivação. Também apresentou três propostas para um novo padrão relacional, sendo a interdependência, solidariedade e aceitação. Finalizou sua apresentação pedindo para que os presentes, abraçados, cantassem a música ‘Maluco beleza’ de Raul Seixas.

A coordenadora do curso, Ieda Cassuli Bianchini, afirma que o objetivo do encontro foi atingido. Ainda ressalta que as temáticas foram escolhidas de acordo com as necessidades das escolas, junto as equipes diretivas. “Os professores saem mais fortalecidos com a parte teórica e conseguem aprimorar na prática”.

Em homenagem ao dia do amigo, Saul Zart realizou uma apresentação aos professores e encerrou os trabalhos do dia.