Confissões, missa de ação de graças, unção dos enfermos, chá e lanche. Foram as principais atrações da homenagem aos avós pela comemoração do seu dia, promovidas pelas seis paróquias que compõem a Comarca Eclesiástica de Venâncio Aires e pelo Centro Promocional João XXIII. As homenagens ocorreram na tarde de ontem e marcaram o dia de Santa Ana e São Joaquim, avós de Jesus Cristo. A missa de ação de graças foi celebrada na matriz e o chá e lanche foram servidos no pavilhão de eventos São Sebastião Mártir.
Foi o sétimo ano que a Comarca Eclesiástica e o João XXIII promoveram esta homenagem, que a cada ano aumenta mais o número de participantes. Segundo o pároco João Alberto Konzen, durante a missão de ação de graças, a igreja matriz estava com mais de um mil lugares tomados. A paróquia colocou todas as cadeiras possíveis além dos bancos para os avós. “A comarca faz isto como um gesto bonito e que também, quer valorizar e abençoar a missão dos avós e o Centro Promocional João XXIII puxa a frente na liturgia e no chá”, salienta.
O padre Beto lembra que na quarta-feira, 25, que foi de feriado para muitos, os voluntários do João XXIII trabalharam e preparam o lanche que foi servido e tantas outras coisas bonitas que foram ofertadas como homenagem, gratidão e alegria. “Estão de parabéns o João XXIII sob a liderança da Ivone Fengler, e a nossa comarca sob a liderança do padre Carlos Müller, que é o nosso forâneo, pois a homenagem é um belo testemunho de fé e de Igreja.”
MISSÃO
O padre Beto destaca que ser avô, lembra uma vida longa, os netos, para muitos, os bisnetos, a família, o dom da fé, as lutas pelo pão de cada dia. “É, preciso, sim, festejar, celebrar e agradecer”, frisa. Por isto, continua o pároco, as seis paróquias da Comarca Eclesiástica de Venâncio Aires e os municípios de Venâncio Aires e de Mato Leitão se unem para esta missa de ação de graças, para celebrar também a unção dos enfermos destes que são os testemunhos e esteios de fé. “Que eles possam se confirmar na missão de avós, que educam, ensinam e transmitem a fé, a sabedoria e o bom testemunho de família e de Igreja. Que possa este espírito de Igreja e de comunidade continuar sob o testemunho dos avós. A Igreja celebra agradecendo, reconhecendo, louvando e firmando sob a intercessão de Santa Ana e São Joaquim, avós de Jesus Cristo, a missão de nossos avós.”