Foto: Edemar Etges / Folha do MateSamara (e) e a sua mãe Silvane, são as responsáveis pela produção de leite da propriedade
Samara (e) e a sua mãe Silvane, são as responsáveis pela produção de leite da propriedade

O setor leiteiro continuamente faz investimentos, buscando a melhoria na infraestrutura, o aumento da produtividade e a qualidade do produto. Contando atualmente com um plantel de 3 mil vacas, uma produção superior a 10,5 milhões de litros por ano e mais de 200 famílias envolvidas, a produção de leite é o setor que registra o maior crescimento nos últimos anos no município.

Entre os produtores que tem no produção de leite uma agregadora de renda da propriedade, está João Domingos Santiago Martins, de Picada Nova. A atividade é desenvolvida pela esposa Silvane e pela filha Samara, e a família está no ramo há quatro anos, com sete vacas em substituição ao tabaco. Conta hoje com um plantel de 36 vacas, estando 28 em lactação, com uma produção média diária de 18 a 20 litros por vaca. A família conta com uma sala de ordenha, resfriador com capacidade para 1,5 mil litros e há 1,5 ano, iniciou a construção de um galpão voltado ao tambo de leite, com o apoio e orientação dos técnicos da Emater/RS. O sistema da família é o único de Venâncio Aires com galpão com compostagem de serragem coletiva.

Há alguns anos, a família parou de produzir tabaco e partiu para a avicultura de corte e há anos, ela consorciada com a produção de leite. A mudança da matriz produtiva da propriedade está entre os motivos para Samara permanecer no interior e garantir a sucessão rural. Além da mãe, ela ainda conta no fim da tarde e nos finais de semana, com a ajuda do marido Leandro Bourscheit, que durante o dia trabalha numa empresa.