Algumas cadeiras da Câmara de Vereadores vão contar com novos membros a partir deste mês. Na segunda-feira, iniciam os tradicionais rodízios das bancadas, oportunizando que suplentes assumam o cargo durante um período definido pelo partido ou coligação.

A bancada do PTB, formada pelos vereadores Celso Krämer e José Arnildo Câmara, abre, a partir de hoje, espaço para o primeiro suplente, Renato Gollmann. A partir desta quarta-feira, 3, ele estará ocupando o gabinete de Krämer e na sessão da próxima segunda-feira, 8, será empossado vereador. Ele fica no cargo durante 15 dias. Krämer, que é presidente do PTB, explica que a partir desta primeira experiência será avaliada as próximas participações.

Outro partido que se prepara para o rodízio é o PMDB, que possui três cadeiras. Conforme o líder do partido na Câmara e também presidente do partido, José Ademar Melchior, as mudanças iniciam em agosto, quando ele se licencia e assume o suplente Elstor Hackenhaar. O ingresso de suplentes também abrirá espaço para que o ex-vereador, Nestor de Azeredo, do PSB, ocupe por um período, uma cadeira no Legislativo. Nestor é o segundo suplente da coligação PMDB/PSB, formalizada nas eleições municipais de 2012. Os prazos e saídas, no entanto, ainda serão definidos.

No PP o rodízio também começa no próximo mês. A ex-vereadora Izaura Landim deve ser a primeira a ocupar a única cadeira do partido, em sibstituição a Eduardo Kappel. Segundo o líder de bancada, os primeiros suplentes deverão assumir, por um mês, ainda neste ano. Conforme Eduardo, Cristian Deves, que é o terceiro suplente, foi procurado pelo partido, mas não tem interesse de assumir, pois quer se dedicar ao trabalho na área de odontologia. Por conta disso, quem devem assumir é Heitor Wachholz, depois de Izaura e Wilson Puthin.

Partido de maior bancada, o PDT, que tem seis vereadores, também inicia em agosto o rodízio. Conforme o líder Jarbas da Rosa, o primeiro suplente, Neri da Silveira deve assumir por um mês. Para isso, Rosa deixará o cargo durante 15 dias e Hélio Artus, durante o mesmo período. O ingresso dos demais suplentes será avaliado a cada mês, durante as reuniões mensais.

Líder do DEM no Legislativo, João Stahl também anuncia para esse ano rodizio na Casa. Ele deve se licenciar do cargo em setembro ou outubro para abrir espaço para o primeiro suplente, Ciro Fernandes, do PR. A coligação que elegeu um vereador, é formada pelo DEM, PR, PSC, PPS e PC do B.

Em relação ao PT, o vice-presidente Cândido Faleiro Neto informou que não está previsto o rodízio de suplentes pelos próximos meses. No entanto, salientou que a prática é comum no partido e deve ganhar força a partir do segundo ano de mandato.

Suplentes

Coligação PDT/PHS1° – Neri da Silveira (PDT)2° – Freda (PDT)3° – Schimuneck (PDT)

Coligação PMDB/ PSB1°  – Elstor Hackenhaar (PMDB)2° – Nestor de Azeredo (PSB)3° Ademar Gisch (PMDB)

Coligação PTB/ PSDB/ PRB1° – Renato Gollmann (PTB)2° – Vilmar Bender (PTB)3° – Marcolino Coutinho (PTB)

Coligação PP/PRP1° – Izaura Landim (PP)2° –  Wilson Puthin (PP)3° –  Cristian Deves (PP) (não tem interesse de assumir. Entra Heitor Wachholz)

PT (concorreu sozinho)1° –  Edemir Freda2° –  Rosange Lehmen de Moraes3° –  Paulinho Tirelli

Coligação PSC / PR / PPS / DEM / PC do B1°  – Ciro Eduardo Fernandes (PR)2° –  João Luiz (PPS)3° –  Walmor Mariante (DEM)