Hoje é o Dia do Amigo. E a reportagem Folha do Mate foi até o Bar do Neu, no bairro União, conferir o local que virou ponto oficial para grupos de amigos se encontrarem. Ereneu Goettems, proprietário do estabelecimento, conta que além de muita conversa, rola também umas boas partidas de canastra e ressalta que quando tem jogo da dupla Gre-Nal os gremistas tomam conta do bar. “Como eu sou gremista, a maioria que assiste são os tricolores. Mas quando o Internacional enfrenta outro time os colorados aparecem para olhar o jogo”, diz.
Atrás do balcão, Goettems perdeu as contas de quantas vezes serviu de consolo para muitos homens que frequentam seu bar. “Quando alguém briga com a mulher vem desabafar comigo”, se diverte ao lembrar de alguns acontecimentos.
Ainda conta que muitas histórias já aconteceram no seu estabelecimento. Muitos dos amigos que vão até o bar gostam de escutar uma boa ‘musiquinha’, então o pessoal se mobiliza para pagar um artista musical. “A gente liga para um músico vir tocar aqui e depois todo mundo faz uma vaquinha para ajudar a pagar ele”, diz.
Além do Bar do Neu ser o local escolhido para algumas festas de aniversário, o estabelecimento também é conhecido pelas jantas e galinhadas. “às vezes, eu faço uma janta e é cobrado apenas um valor simbólico. Cada um paga o que pode, é mais para reunir todo mundo”, conta. Seu Goettems abre o bar às 9h e as vezes fica até as 24h trabalhando, mas ele afirma que os clientes se tornaram grandes amigos.