Foto: Edison Vara / PressphotoDomingos de Oliveira subiu ao palco três vezes
Domingos de Oliveira subiu ao palco três vezes

Foram conhecidos na noite deste sábado, 3, os vencedores do 44º Festival de Cinema de Gramado. Os troféus foram entregues em cerimônia no Palácio dos Festivais, em Gramado.

O filme ‘Barata Ribeiro, 716’, de Domingos de Oliveira, foi o grande vencedor. Além de melhor filme, o cineasta ganhou o kikito de melhor direção e melhor trilha musical. O mesmo longa levou ainda o troféu de melhor atriz coadjuvante, para Glauce Guima.Domingos de Oliveira subiu ao palco três vezes. Ainda no início da premiação, quando o vencedor na categoria de melhor trilha musical em longa-metragem brasileiro foi anunciado, ele foi receber o troféu acompanhado de Caio Blat.

Domingos de Oliveira é quase uma instituição da dramaturgia no país. Em quase 60 anos de carreira, ele esteve, além do cinema, no teatro e na televisão, atuando como escritor e roteirista. Já escreveu 26 peças e dirigiu 57, publicou cinco livros e participou de 50 telefilmes. ‘Barata Ribeiro, 716’ é o 18º longa-metragem na carreira do diretor.

Outros prêmiosO kikito de melhor atriz foi para Andreia Horta, pelo papel em ‘Elis’, cinebiografia da cantora gaúcha Elis Regina.

O melhor ator foi Paulo Tiefenthaler, por ‘O Roubo da Taça’, filme que saiu de Gramado com os kikitos de melhor roteiro, direção de arte e fotografia.

Foto: Edison Vara / PressphotoNo papel de
No papel de ‘Elis’, Andreia Horta sagrou-se a melhor atriz

Entre os estrangeiros, os destaques foram ‘Guarani’, de Luis Zorraquín, com os troféus de melhor ator, roteiro e filme, e o chileno ‘Sin Norte’, de Fernando Lavanderos, com os kikitos de melhor filme, eleito pelo júri da crítica, e direção.

CurtasO primeiro kikito foi entregue a Bruno Polidoro, pelo gaúcho ‘Horas’. Mas foi ‘Rosinha’, do brasiliense Gui Campos, o grande vencedor entre os curtas. 

Todos os vencedores da 44ª edição do Festival de Cinema de Gramado:

Longas-metragens brasileirosMelhor fotografia: Ralph Strelow, por “O Roubo da Taça”Melhor trilha musical: Domingos de Oliveira, por “Barata Ribeiro, 716”Melhor direção de arte: Fábio Goldfarb, por “O Roubo da Taça”Melhor desenho de som: Daniel Turini, Fernando Henna, Armando Torres Jr e Fabian Oliver, por “O Silêncio do Céu”Melhor montagem: Tiago Feliciano, por “Elis”Melhor ator coadjuvante: Bruno Kott, por “El Mate”Melhor atriz coadjuvante: Glauce Guima, por “Barata Ribeiro, 716”Melhor roteiro: Lucas Silvestre e Caíto Ortiz, por “O Roubo da Taça”Melhor atriz: Andreia Horta, por “Elis”Melhor ator: Paulo Tiefenthaler, por “O Roubo da Taça”Melhor direção: Domingos de Oliveira, por “Barata Ribeiro, 716”Prêmio especial do júri: “O Silêncio do Céu”, de Marco DutraMelhor filme, eleito pelo júri da crítica: “O Silêncio do Céu”, de Marco DutraMelhor filme, eleito pelo júri popular: “Elis”, de Hugo PrataMelhor filme: “Barata Ribeiro, 716”, de Domingos de Oliveira

Curtas-metragens brasileirosMelhor fotografia: Bruno Polidoro, por “Horas”Prêmio especial do júri: Elke Maravilha, por “Super Oldboy, e Maria Alice Vergueiro por “Rosinha”Melhor trilha musical: Kito Siqueira, por “Super Oldboy”Melhor desenho de som: Jeferson Mandu, por “O Ex-Mágico”Melhor montagem: André Francioli, por “Memória da Pedra”Melhor roteiro: Gui Campos, por “Rosinha”Prêmio Canal Brasil: Gui Campos, por “Rosinha”Melhor atriz: Luciana Paes, por “Aqueles Cinco Segundos”Melhor ator: Allan Souza de Lima, por “O Que Teria Acontecido ou Não Naquela Calma e Misteriosa Tarde de Domingo no Jardim Zoológico”Melhor direção: Felipe Saleme, por “Aqueles Cinco Segundos”Melhor filme, eleito pelo júri da crítica: “Lúcida”, de Fabio RodrigoMelhor filme, eleito pelo júri popular: “Super Oldboy”, de Eliane CosterMelhor filme: “Rosinha”, de Gui Campos

Longas-metragens estrangeirosMelhor fotografia: Andrés Garcés, por “Sin Norte”Prêmio especial do júri: “Esteros”, de Papu CurottoMelhor roteiro: Luiz Zorraquin e Simon Franco, por “Guarani”Melhor atriz: Veronica Perotta, por “Las Toninhas Van al Leste”Melhor ator: Emilio Barreto, por “Guarani”Melhor direção: Fernando Lavanderos, por “Sin Norte”Melhor filme, eleito pelo júri da crítica: “Sin Norte”, de Fernando LavanderosMelhor filme, eleito pelo júri popular: “Esteros”, de Papu CurottoMelhor filme: “Guarani”, de Luis Zorraquín