Foram conhecidos na noite deste sábado, 3, os vencedores do 44º Festival de Cinema de Gramado. Os troféus foram entregues em cerimônia no Palácio dos Festivais, em Gramado.
O filme ‘Barata Ribeiro, 716’, de Domingos de Oliveira, foi o grande vencedor. Além de melhor filme, o cineasta ganhou o kikito de melhor direção e melhor trilha musical. O mesmo longa levou ainda o troféu de melhor atriz coadjuvante, para Glauce Guima.Domingos de Oliveira subiu ao palco três vezes. Ainda no início da premiação, quando o vencedor na categoria de melhor trilha musical em longa-metragem brasileiro foi anunciado, ele foi receber o troféu acompanhado de Caio Blat.
Domingos de Oliveira é quase uma instituição da dramaturgia no país. Em quase 60 anos de carreira, ele esteve, além do cinema, no teatro e na televisão, atuando como escritor e roteirista. Já escreveu 26 peças e dirigiu 57, publicou cinco livros e participou de 50 telefilmes. ‘Barata Ribeiro, 716’ é o 18º longa-metragem na carreira do diretor.
Outros prêmiosO kikito de melhor atriz foi para Andreia Horta, pelo papel em ‘Elis’, cinebiografia da cantora gaúcha Elis Regina.
O melhor ator foi Paulo Tiefenthaler, por ‘O Roubo da Taça’, filme que saiu de Gramado com os kikitos de melhor roteiro, direção de arte e fotografia.
Entre os estrangeiros, os destaques foram ‘Guarani’, de Luis Zorraquín, com os troféus de melhor ator, roteiro e filme, e o chileno ‘Sin Norte’, de Fernando Lavanderos, com os kikitos de melhor filme, eleito pelo júri da crítica, e direção.
CurtasO primeiro kikito foi entregue a Bruno Polidoro, pelo gaúcho ‘Horas’. Mas foi ‘Rosinha’, do brasiliense Gui Campos, o grande vencedor entre os curtas.
Todos os vencedores da 44ª edição do Festival de Cinema de Gramado:
Longas-metragens brasileirosMelhor fotografia: Ralph Strelow, por “O Roubo da Taça”Melhor trilha musical: Domingos de Oliveira, por “Barata Ribeiro, 716”Melhor direção de arte: Fábio Goldfarb, por “O Roubo da Taça”Melhor desenho de som: Daniel Turini, Fernando Henna, Armando Torres Jr e Fabian Oliver, por “O Silêncio do Céu”Melhor montagem: Tiago Feliciano, por “Elis”Melhor ator coadjuvante: Bruno Kott, por “El Mate”Melhor atriz coadjuvante: Glauce Guima, por “Barata Ribeiro, 716”Melhor roteiro: Lucas Silvestre e Caíto Ortiz, por “O Roubo da Taça”Melhor atriz: Andreia Horta, por “Elis”Melhor ator: Paulo Tiefenthaler, por “O Roubo da Taça”Melhor direção: Domingos de Oliveira, por “Barata Ribeiro, 716”Prêmio especial do júri: “O Silêncio do Céu”, de Marco DutraMelhor filme, eleito pelo júri da crítica: “O Silêncio do Céu”, de Marco DutraMelhor filme, eleito pelo júri popular: “Elis”, de Hugo PrataMelhor filme: “Barata Ribeiro, 716”, de Domingos de Oliveira
Curtas-metragens brasileirosMelhor fotografia: Bruno Polidoro, por “Horas”Prêmio especial do júri: Elke Maravilha, por “Super Oldboy, e Maria Alice Vergueiro por “Rosinha”Melhor trilha musical: Kito Siqueira, por “Super Oldboy”Melhor desenho de som: Jeferson Mandu, por “O Ex-Mágico”Melhor montagem: André Francioli, por “Memória da Pedra”Melhor roteiro: Gui Campos, por “Rosinha”Prêmio Canal Brasil: Gui Campos, por “Rosinha”Melhor atriz: Luciana Paes, por “Aqueles Cinco Segundos”Melhor ator: Allan Souza de Lima, por “O Que Teria Acontecido ou Não Naquela Calma e Misteriosa Tarde de Domingo no Jardim Zoológico”Melhor direção: Felipe Saleme, por “Aqueles Cinco Segundos”Melhor filme, eleito pelo júri da crítica: “Lúcida”, de Fabio RodrigoMelhor filme, eleito pelo júri popular: “Super Oldboy”, de Eliane CosterMelhor filme: “Rosinha”, de Gui Campos
Longas-metragens estrangeirosMelhor fotografia: Andrés Garcés, por “Sin Norte”Prêmio especial do júri: “Esteros”, de Papu CurottoMelhor roteiro: Luiz Zorraquin e Simon Franco, por “Guarani”Melhor atriz: Veronica Perotta, por “Las Toninhas Van al Leste”Melhor ator: Emilio Barreto, por “Guarani”Melhor direção: Fernando Lavanderos, por “Sin Norte”Melhor filme, eleito pelo júri da crítica: “Sin Norte”, de Fernando LavanderosMelhor filme, eleito pelo júri popular: “Esteros”, de Papu CurottoMelhor filme: “Guarani”, de Luis Zorraquín