“As barreiras policiais, também conhecidas como ‘blitz’, realizadas em Venâncio Aires tem o objetivo de inibir crimes como furtos e roubos de veículos.” A afirmação é capitão da 3° Companhia da BM, Fábio Bilhar.

Ele destaca que, além disso, durante as abordagens de carros e motos, é possível verificar se os mesmos não são clonados, se não há armas no seu interior e detectar foragidos. De acordo com ele, a polícia militar não tem como objetivo principal fazer ‘blitz’ para multar a população; mas, sim, de trazer segurança para a população por meio das verificações. “No entanto, se há irregularidade na documentação ou no veículo é preciso aplicar a multa. E quero deixar claro que não temos o prazer de aplicá-las.”

DICASComo o furto e roubo de veículos é temido pelos motoristas, Bilhar traz dicas para a segurança do automóvel e dos condutores. Entre elas: estacionar os carros e motos em locais iluminados ou com movimentação de pessoas (também em caso de ligações); e, se não for possível, verificar se não há alguém suspeito nas imediações; ficar atento se o seu veículo não é seguido por outro e quando chegar em casa durante à noite ou de madrugada, verificar nas redondezas se há a presença de indivíduos.

Conforme o capitão, em muitas situações, há o furto ou roubo para a prática de outros crimes como o assalto. Em seguida, os criminosos costumam abandonar o veículo. Ele explica que, os carros mais antigos, são alvos fáceis. Nesses casos, com uma chave conhecida como ‘micha’ os criminosos conseguem abrir e ligar o veículo. Aqueles fabricados, recentemente, são difíceis de ter acesso, pelo novo sistema de chaves.

Nas situações de veículos mais novos, costuma acontecer o roubo, com a presença da vítima, em função da dificuldade que o bandido tem em acessar a porta do veículo. “é importante que as pessoas coloquem alarme nos seus veículos. No entanto, não há motivos maiores para preocupações aqui na cidade. Não temos surto desses crimes, muito pelo contrário. Em municípios da região, os números são mais altos.”

 “As ‘blitz’ também são para a segurança das pessoas”,Fábio Bilhar, capitão da Brigada Militar

 

 

Saiba Mais

Furto – é o artigo 155 do Código Penal. Furtar é subtrair para si ou para outra pessoa coisa alheia móvel. A pena é reclusão de um a quatro anos e multa. A pena aumenta de um terço se o crime é praticado durante à noite. Nos casos de furto, não há a presença da vítima.

Roubo – Faz parte do artigo 157 também do Código Penal Brasileiro. Roubar é subtrair algo alheio para si ou para outra pessoa mediante grave ameaça ou violência contra a vítima que sempre está presente no caso de roubo. A pena é de quatro a dez anos de prisão e multa e pode aumentar se a ameça ocorre com arma, se a subtração for de veículo que venha a ser transportado para outro Estado ou para o Exterior, se há lesão corporal grave com a vítima, entre outros.Fonte: Jus Brasil

Números de furtos e roubos de veículos em Venâncio desde setembro de 2015Furtos em 2015 – Setembro (6), Outubro (3), Novembro (2) e Dezembro (1)Furtos em 2016 – Janeiro (3)Roubos em 2015 – Setembro (3), Outubro (7), Novembro (0) e Dezembro (3)Roubos em 2016 – Janeiro (6)