Um novo capitulo foi escrito, neste domingo, 3, no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Erva-Mate, com o lançamento da Biblioteca Cultural. O descerramento da pedra fundamental oficializou o nome de Antônio Augusto Fagundes (Nico Fagundes) ao espaço que será construído anexo à sede, no Parque Municipal do Chimarrão.
Idealizada pelo 1º Piá Farroupilha da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), Arthur Correa Teixeira, em novembro de 2015, a biblioteca terá uma área construída de 34 metros quadrados e um acervo de livros da cultura gauchesca, tradição, folclore, tradicionalismo, história e geografia do Rio Grande do Sul. Na estante, atualmente, cerca de 260 exemplares já estão catalogados.
O Objetivo do espaço cultural será oferecer bibliografias para prendas e peões que participam de concursos do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), inclusive para outras entidades do município e Região, além de abrir às portas para alunos das escolas de Venâncio Aires. Para isto, segundo a coordenadora cultural da entidade, Yolanda Maria Agnes, quando estiver tudo pronto, um projeto para atender este público, será montado. A intenção é que após a Festa Nacional do Chimarrão, que ocorre em maio, o projeto de construção seja agilizado
Para Ana Piagetti Fagundes, viúva de Nico Fagundes, o momento foi de muita emoção e gratidão. Ela disse que a relação de Nico com o município foi algo muito forte. “Foi aqui que ele se despediu dos Palcos, e é aqui que ele recebe a primeira homenagem póstuma, unindo exatamente as duas paixões de Nico, os livros e o tradicionalismo”, disse emocionada. Ana Fagundes, ainda repassou ao espaço, por meio de Arthur, alguns livros de autoria de Nico Fagundes, um lenço branco dos Fagundes e ao Piá disse: “Estou lhe entregando, Arthur, uma parte da história do meu marido, por meio também deste tirador, peça que fazia parte da vida do Nico.”
O presidente do MTG, Nairo Callegaro, destacou que “os pequenos gestos de grandes homens é que entram para a história”, agradecendo ao Piá Arthur e aos pais dele, Vanderlei Teixeira e Kerlen Correa Teixeira, bem como à família Erva-Mate, por abraçarem a causa. “Povo que esquece suas origens não sabe para onde vai. O Arthur está fazendo a sua parte, com a presença da família. Isto é valorizar as origens e a identidade”, contextualizou, colocando o MTG à disposição da entidade. O discurso foi reforçado pelo coordenador da 24ª RT, Dalmo Mayer. “A coordenadoria sente-se orgulhosa desta iniciativa e estamos juntos para o que precisarem”, destacou. Para o vice-patrão da entidade, Marcos Roessler, a bela iniciativa engrandece a família Erva-Mate.
Um almoço foi servido no local com a participação de autoridades tradicionalistas, amigos e familiares. O lucro será revertido à construção da biblioteca, que tem recebido auxilio da comunidade por meio de materiais e apoio financeiro pequenos gestos de grandes homens é que entram para a história”
pequenos gestos de grandes homens é que entram para a história”
Nairo Callegaro – Presidente do MTG