Foto: Beatriz Colombelli / Folha do MateAna Fagundes, Arthur Correa Teixeira e o vice-patrão do CTG Erva-Mate oficializaram o nome de Nico Fagundes à biblioteca do CTG Erva-Mate
Ana Piagetti Fagundes(viúva de Nico Fagundes), idealizador do projeto, 1º Piá Farroupilha da 24ª RT, Arthur Correa Teixeira e o vice-patrão do CTG Erva-Mate oficializaram o nome de Antonio Augusto Fagundes à biblioteca do CTG Erva-Mate

Um novo capitulo foi escrito, neste domingo, 3, no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Erva-Mate, com o lançamento da Biblioteca Cultural. O descerramento da pedra fundamental oficializou o nome de Antônio Augusto Fagundes (Nico Fagundes) ao espaço que será construído anexo à sede, no Parque Municipal do Chimarrão.

Idealizada pelo 1º Piá Farroupilha da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), Arthur Correa Teixeira, em novembro de 2015, a biblioteca terá uma área construída de 34 metros quadrados e um acervo de livros da cultura gauchesca, tradição, folclore, tradicionalismo, história e geografia do Rio Grande do Sul. Na estante, atualmente, cerca de 260 exemplares já estão catalogados.

Cerca de 260 livro já partem do acervo
Cerca de 260 livro já partem do acervo

O Objetivo do espaço cultural será oferecer bibliografias para prendas e peões que participam de concursos do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), inclusive para outras entidades do município e Região, além de abrir às portas para alunos das escolas de Venâncio Aires. Para isto, segundo a coordenadora cultural da entidade, Yolanda Maria Agnes, quando estiver tudo pronto, um projeto para atender este público, será montado. A intenção é que após a Festa Nacional do Chimarrão, que ocorre em maio, o projeto de construção seja agilizado

Para Ana Piagetti Fagundes, viúva de Nico Fagundes, o momento foi de muita emoção e gratidão. Ela disse que a relação de Nico com o município foi algo muito forte. “Foi aqui que ele se despediu dos Palcos, e é aqui que ele recebe a primeira homenagem póstuma, unindo exatamente as duas paixões de Nico, os livros e o tradicionalismo”, disse emocionada. Ana Fagundes, ainda repassou ao espaço, por meio de Arthur, alguns livros de autoria de Nico Fagundes, um lenço branco dos Fagundes e ao Piá disse: “Estou lhe entregando, Arthur, uma parte da história do meu marido, por meio também deste tirador, peça que fazia parte da vida do Nico.”

Foto: Beatriz Colombelli / Folha do MatePresidente do MTG, Nairo Callegaro parabenizou a iniciativa
Presidente do MTG, Nairo Callegaro, parabenizou a iniciativa

O presidente do MTG, Nairo Callegaro, destacou que “os pequenos gestos de grandes homens é que entram para a história”, agradecendo ao Piá Arthur e aos pais dele, Vanderlei Teixeira e Kerlen Correa Teixeira, bem como à família Erva-Mate, por abraçarem a causa. “Povo que esquece suas origens não sabe para onde vai. O Arthur está fazendo a sua parte, com a presença da família. Isto é valorizar as origens e a identidade”, contextualizou, colocando o MTG à disposição da entidade. O discurso foi reforçado pelo coordenador da 24ª RT, Dalmo Mayer. “A coordenadoria sente-se orgulhosa desta iniciativa e estamos juntos para o que precisarem”, destacou. Para o vice-patrão da entidade, Marcos Roessler, a bela iniciativa engrandece a família Erva-Mate.

Um almoço foi servido no local com a participação de autoridades tradicionalistas, amigos e familiares. O lucro será revertido à construção da biblioteca, que tem recebido auxilio da comunidade por meio de materiais e apoio financeiro  pequenos gestos de grandes homens é que entram para a história”

pequenos gestos de grandes homens é que entram para a história” 

Nairo Callegaro – Presidente do MTG