Enquanto muitos moradores de bairros de Venâncio Aires precisam se deslocar até o centro para desfrutar de uma biblioteca, os moradores do bairro Cidade Nova e arredores, dispõe de uma infraestrutura montada em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e Administração Municipal ao lado da Escola Municipal de Educação Infantil Passinho Seguro.
A Biblioteca Indústria do Conhecimento foi inaugurada em 2013 e desde lá está aberta aos moradores, de diferentes idades, para desfrutarem do acervo que dispõe de mais de mil obras literárias, entre autores brasileiros e estrangeiros. Além do acervo de livros, o espaço conta com nove computadores, destes, apenas cinco estão funcionando no momento.
Conforme a estagiária que atende no local, Márcia Adriana Oliveira Ferreira, o lugar é frequentado por pessoas de diferentes idades e, também, de outros bairros. Hoje, o diferencial do espaço que, somente em fevereiro teve a retirada de aproximadamente 100 livros, é a ausência da taxa de multa e mensalidade.
Os amigos Marlon Pereira, 15 anos, Everton Andrade Fantinel, 17 anos, Maicon Andrade, 11 anos, e Jair Pradella, de 11 anos, estavam na tarde desta sexta-feira, na Biblioteca Sesi – Indústria do Conhecimento – aproveitando para pesquisar na internet e também ler alguns livros. O grupo, concorda que o espaço é importante para o bairro e, todos costumam ir ao menos uma vez por semana na Biblioteca.
Atualmente, o acervo é composto por mais de mil obras adquiridas através de compra ou doação. Segundo o gerente de operações do Sesi de Santa Cruz do Sul e Santa Maria, Saulo Oliveira, a parte funcional do espaço é de responsabilidade da Prefeitura. Na época em que foi construída, a obra custou mais de R$ 300 mil e o terreno foi doado pela Prefeitura. Hoje, o papel do Sesi é acompanhar as atividades que são desenvolvidas, o número de leitores e a retirada de livros.