A Administração Municipal iniciou nesta quinta-feira, 21, mais um projeto de incentivo à cultura literária. Esta manhã, uma equipe da Secretaria de Educação, grupo teatral da Escola José Duarte de Macedo e alunos do 5° ao 9° ano participaram de atividades culturais, com foco na leitura e no habito de tomar chimarrão. Recentemente, a Capital do Chimarrão foi reconhecida pelo Tribunal de Contas como a cidade que mais investiu em livros no Estado em 2014.
Com esse apontamento positivo do TCE, a Secretaria de Educação teve a ideia de criar a Biblioteca Móvel. Trata-se de um veículo Kombi que se desloca aos educandários como forma de divulgar o hábito da leitura em eventos cultuais itinerantes. Conforme o secretário de Educação, Emerson Elói Henrique, o objetivo é orientar grupos de leitura e contação de histórias em cada local a partir da orientação da Secretaria de Educação, dos professores e da bibliotecária do município. O veículo ainda depende de auxílio financeiro para receber sua equipação total com móveis, cadeiras, mesas e prateleiras.
Esta manhã os alunos das Escolas Municipais José Duarte de Macedo e Alfredo Scherer conheceram o projeto, que contou ainda com a presença da 2ª prenda do CPF Terra de Um Povo, Alexandra Gutterres, que ofereceu chimarrão aos alunos enquanto estes assistiam à apresentação teatral, comandada pela professora Rosmeri Mattie. Na próxima semana, as Escolas Odila Rosa Scherer e São Judas Tadeu recebem a ‘caravana’.
O prefeito Airton Artus destacou a importância de incentivar a leitura para os públicos de todas as idades. Disse ainda que o projeto é mais uma política pública de médio prazo que deve capacitar os jovens venâncio-airenses a tornarem-se adultos mais críticos e independentes, contribuído assim para o desenvolvimento do município.