Neste bloco, os candidatos responderam a questionamentos enviados por assinantes da Folha do Mate, bem como internautas que acompanham os conteúdos do jornal. As perguntas foram sorteados para cada candidato, obedecendo ordem prévia definida.

Arcélio Astor Pilz, morador de Linha Antão: Temos como desejo, há anos, que a estrada entre Centro Linha Brasil até Arroio Grande seja pavimentada receba mais atenção e melhorias. Podemos esperar que isso aconteça?

Jarbas da Rosa (PDT): Com certeza. A atual administração é a que mais pavimentou estradas e ruas da cidade e do interior, e nosso governo vai dar continuidade a estes trabalhos. Temos o exemplo do PAC dos Frigoríficos, no caso a estrada de Santa Emília, e muito mais vem por aí, como Sapé e Picada Nova. Nosso plano de governo contempla a sequência dessas ações, bem como outros acessos asfálticos, ligação de Vila Arlindo à RSC-287, Teresinha e a sede de Deodoro.

Diego Aguiar da Silva, morador do bairro Brands: Venâncio Aires ocupa o 4.218º lugar no ranking de eficiência dos municípios brasileiros. Segundo levantamento realizado pela Folha de São Paulo, Venâncio foi classificado como ineficiente. Levando em consideração os índices de saúde, educação e saneamento, quais propostas efetivas e que contornem este cenário devem ser tomadas e realizadas se forem eleitos, tendo em vista a receita total que Município possui?

Giovane Wickert (PSB): é realmente lamentável nosso município estar na posição 4.218. Lajeado, que é uma cidade com número pouco maior de habitantes, está na colocação ‘quatrocentos e pouco’. Para melhorarmos num percurso de quatro anos, precisamos incrementar a rede básica e garantir mais equipes de saúde da família. Também queremos acessar o programa Mais Médicos, assegurar que os profissionais sejam disponibilizados durante oito horas por dia nos postos e sejam bem encaminhados para as especialidades. Investimos 9% mais do que o índice de lei e não somos eficientes na saúde. Precisamos ter mais resolutividade, e isso se consegue investindo melhor.

Volnei Luís da Rosa, morador do bairro Aviação: Sobre a segurança pública, drogas e assaltos, o assinante gostaria de saber o que esperar em relação a isso no bairro Aviação, deixando como sugestão a implementação da Guarda Municipal.

Vinícius Medeiros (PSDB): Segurança é o tema do dia. é competência do Estado, mas o gestor público moderno e atualizado tem que tomar isso para si e discutir ações de prevenção e combate. Precisamos envolver as pessoas em atividades saudáveis, de lazer e cultura, fomentando a participação dos agentes sociais. As comunidades também devem se apoderar dos espaços públicos. Sobre a Guarda Municipal, temos de calcular o impacto financeiro, pois precisamos trabalhar a questão da formação dos profissionais, suas competências na atuação e a estruturação desta força auxiliar. Pensamos em uma Coordenadoria de Segurança, que busque ações coletivas e preventivas nos bairros, no centro e no interior.

Paulo José Goettems, morador de Vila Deodoro: Sendo Vila Deodoro um dos distritos mais antigos de Venâncio, qual a chance de que o restante da ERS-422 seja pavimentada? Há previsão de mais máquinas e boas condições dos maquinários das capatazias?

Cesar Schumacher (PT): é o sonho de muita gente e da comunidade vizinha de Boqueirão do Leão também. O governo atual não deu seguimento ao trabalhos dos governos Yeda e Tarso, que levaram as obras até Linha Brasil. é um investimento vultuoso, mas que um gestor de um município que tem a 30ª economia do estado deve sempre manter vivo, devido ao tamanho de sua importância. Como medida paliativa temos que ao menos garantir a manutenção da rodovia. Como não faço promessas, não posso dar a resposta fácil, pois dependemos das questões orçamentárias para levar esta demanda adiante.

Eva Cláudia Labres, moradora de Vila Mariante: Algum projeto para creche no interior, especificamente em Vila Mariante?

Jarbas da Rosa (PDT): A atual Administração Municipal promoveu avanços significativos nesta área, com conclusões, novas construções e aquisição de vagas na rede particular. Estamos na fase final da creche do bairro Brígida e construindo no Xangrilá. Certamente o trabalho terá sequência, com a busca por lugares adequados para recebimento das creches, como é o caso de Vila Mariante, principalmente por causa do problema das enchentes. Nosso plano de governo prevê também as creches para o interior, nos distritos, para que as crianças tenham locais dignos para a educação, desde a infância até a vida adulta.

José Carlos Hornos, morador do Centro: Gostaria de saber quais as propostas dos candidatos para melhorar os serviços para a comunidade? Não aumentando taxas e impostos ou criando novos tributos.

Giovane Wickert (PSB): Vamos dar atenção a tudo que é de interesse coletivo. Queremos acabar com a dificuldade na prestação de serviços públicos e fazer com que eles sejam cumpridos com agilidade. A Prefeitura precisa recuperar o seu poder de intervenção, pois temos aí o exemplos das praças, para as quais buscamos recursos e as obras nos passam uma sensação de abandono, pois se arrastam. A Secretaria de Obras vai cuidar também das calçadas, das árvores, com equipes maiores, para que a nossa cidade fique ‘um brinco’ e tenhamos orgulho de viver aqui. Vamos agilizar os serviços em todos os bairros.

Fabio Hatenteufel, morador do Centro: Sobre o programa saúde da família, sabe-se que é um eficiente programa, no qual agentes de saúde auxiliam, dentre outras funções, na marcação de consultas nos postos de saúde, nos respectivos bairros. O candidato tem algum plano de estender este programa para a região central da cidade? Se não, por quê?

Vinícius Medeiros (PSDB): é uma questão atual, que também atinge o nosso município. Este programa veio para ficar, e precisamos ampliar as ações e estrutura para que toda a cidade seja contemplada. A rede de atenção básica, os postos de saúde, têm de garantir um acolhimento, o atendimento humanizado aos usuários e suas famílias, atender bem com médicos, medicamentos e vacinas. é papel do gestor público ampliar os horários e serviços oferecidos, bem como consultas especializadas, principalmente para as mães e crianças.

Mitsuo Okajima, morador do bairro Cidade Alta: Quais seriam as chances para o futuro prefeito construir uma pista olímpica atlética oficial em Venâncio Aires?

Cesar Schumacher (PT): Muito se ouve falar em um trabalho para a concretização de uma vila olímpica em nossa cidade. Esforços nesse sentido devem haver, sem dúvida, assim como para tornar realidade o projeto do Parcão, que atende a políticas pública para a juventude, especialmente. Precisamos buscar alternativas para isso, pois são ações que podem despertar vocações no atletismo, estimular a formação de atletas, além da disponibilização de um espaço de treinamento em Venâncio Aires. Nossa intenção é de aproveitamento dos espaços públicos e trabalho por novos locais para lazer, pois hoje temos a dificuldade com a distância do Parque Municipal da região central da cidade.

VEJA TAMBéMBloco 2 – Candidatos respondem questionamentos sorteados

VEJA TAMBéM > Candidatos avaliam debate realizado pela Folha do Mate

VEJA TAMBéM > Debate da Folha dá o tom dos últimos dias de campanha

VEJA TAMBéM > Por Sergio Klafke > Um debate de alto nível

…………………………………………………………………………………

Perdeu o debate? quer assistir? Então acesse o canal da Folha do Mate no YouTube nesta sexta-feira que o vídeo com o debate, completo, sem edições, estará disponível lá.

[GALERIA_821]