BM vai reativar postos policiais de Mariante e Deodoro

-

Entre os projetos que foram aprovados na sessão da Câmara de Vereadores, realizada na segunda-feira, 25, está o que autoriza a prefeitura a firmar ‘termos de cessão de uso com a Brigada Militar’, para a instalação de dois postos policiais em Vila Mariante e outro em Vila Deodoro. Nos dois distritos os postos foram desativados por falta de efetivos de policiais e agora a intenção é reativá-los.

Com a aprovação do projeto, a BM passa a ficar autorizada a utilizar os dois imóveis de propriedade do Município,onde serão instalados os postos pertencentes a 3ª Companhia de Venâncio Aires do 23º Batalhão de Polícia Militar. Os imóveis, são os mesmos onde funcionavam os antigos postos policiais.

Na justificativa do projeto, o Executivo argumenta que os imóveis encontram-se há tempos desocupados, sofrendo os danos do tempo e da falta de manutenção. Além disso, observam a importância de implantar um posto policial nestes dois distritos, que é um pedido antigo destas comunidades, que “por vezes são vítimas de criminosos e que não dispõem de um socorro policial mais próximo para atendê-los com mais rapidez”. O prazo de vigência da cessão será de cinco anos, a partir de sua assinatura, podendo ser renovada por igual período.

Durante a discussão do projeto, alguns vereadores da oposição chegaram a questionar quando ocorrerá a efetivação dos postos, já que a proposição apenas autoriza a cessão de uso dos imóveis e não dá ordem de início da ativação. Em contanto com o major Ailton Pereira Azevedo ele informou que tão logo o Município comunique e autorize o uso dos imóveis, a Brigada dará início aos primeiros trabalhos juntos a estas comunidades. Explica que num primeiro momento a patrulha comunitária do interior fará a estruturação do local e semanalmente estarão mais presentes nos dois distritos, atendendo a comunidade em dias e horários alternados. Para tanto, esperam que logo possam ter um efetivo de dois a três policiais militares, atuando exclusivamente em cada distrito.“Trata-se de um atendimento mais interno. Agora vamos voltar a estabelecer um contato mais aproximado com essas comunidades”, salientou Azevedo.

A intenção, segundo o major, é garantir um patrulhamento específico para estes distritos, com guarnições nos mesmos moldes do projeto Convivência em Harmonia. Já foi solicitado mais efetivos e a BM aguarda novas informações e pedidos de transferência para Venâncio Aires. Conforme Azevedo, o fato de já ter sido aprovada a cessão de uso e ter imóveis disponibilizados, se torna mais um argumento para pleitear efetivo. Embora não haja uma previsão da vinda de novos policiais, o major lembra que tendo um efetivo exclusivo, eles passam a morar no imóvel cedido e não precisarão mais de deslocar para outras regiões.

Conforme o secretário de Administração, Leandro Pitsch, o acordo de reativar os dois postos aconteceu durante a prestação de contas da segunda edição do projeto Convivência em Harmonia, de Estância Nova, quando, numa conversa entre o agora tenente coronel Valmir José dos Reis e o prefeito Airton Artus, foi anunciado que a Brigada Militar teria um projeto para reativar os dois postos. “Isso mostra a boa relação entre o Executivo e o 23° Batalhão, que juntos conseguem importantes conquistas para a segurança de Venâncio”, observou Pitsch.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido