Foto: Juliana Bencke / Folha do MateLony Fengler prepara, a cada Natal, as famosas bolachas com carinho para os familiares
Lony Fengler prepara, a cada Natal, as famosas bolachas com carinho para os familiares

Nessa época do ano, é comum o cheirinho de bolacha recém-saída do forno tornar-se o aroma principal da residência da família Fengler, em Linha Brasil. A época que antecede o Natal é o período em que dona Lony, 72 anos, intensifica a produção das tradicionais ‘bolachas de Natal’.

A receita dos doces ainda está escrita em um pequeno caderno de receitas em alemão herdado da mãe. Mesmo com o passar dos anos, Lony mostra, orgulhosa, a página onde ‘gravou’ com carinho as instruções que são passadas de geração para geração. Hoje, a filha Marisa Becker ajuda na produção e é responsável por dar o toque especial com o merengue, já os netos Milena e Bernardo são encarregados de colocar os granulados coloridos. “Eu já tentei fazer bolachas e merengue como a mãe, mas nunca fica igual”, comenta a filha.

Com uma expressão de felicidade, dona Lony revela que existem segredos que deixam as bolachas tão saborosas. A moradora de Linha Brasil não se rendeu aos eletrodomésticos e segue fazendo a mistura à mão. “Eu sei o ponto da massa fazendo à mão”, reforça. A única etapa em que utiliza a batedeira é da preparação do merengue. “Tento sempre fazer antes do meio-dia e deixar a massa descansando até depois do almoço”, conta. Além desse segredo, durante a entrevista, ela deixa ‘escapar’ truques que dão o gostinho de vovó nas bolachas. “Não podemos fazer bolachas em dias úmidos ou com chuva, porque o merengue não seca e elas não ficam tão boas”, recomenda.

Foto: Juliana Bencke / Folha do MateCaderno de receitas foi herdado da mãe
Caderno de receitas foi herdado da mãe

As bolachinhas de Natal da vovó Lony são complemento especial para as comemorações que reúnem o marido, Aloisyus e os filhos Márcia, Marcos, Marli e Marisa e os netos Alexandre, Murilo, Milena e Bernando e os demais familiares em datas comemorativas.

Receita para 50 bolachas

3 ovosPara cada ovo três colheres de sopa de açúcar2 colheres de nata da colônia de preferência2 colheres rasas de banha1 colher de sal amoníaco (a indicação é para dissolvê-lo em leite em temperatura mais quente que morno)Farinha para dar ponto (não pode ficar uma massa muito dura, nem muito mole)Abrir com o rolo e não deixar a massa muito grossa

Merengue2 claras de ovo4 colheres de açúcar