Alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Família Agrícola (EFA), de Santa Cruz do Sul, estiveram nessa semana na Prefeitura para visita ao prefeito, Airton Artus, e realização de uma pesquisa sobre políticas públicas para a agricultura. Os estudantes, Fernando Fengler, de Linha Brasil, Carlo Giehl, de Linha Saraiva, e Simone Mallmann, de Santa Emília, estudam na EFA com auxílio de bolsa da Administração Municipal.
O projeto da Escola Família Agrícola tem a missão de oferecer aos jovens do campo uma nova oportunidade nos estudos do Ensino Médio, capacitação técnica na área agrícola e formação humanística integral. A Prefeitura possui convênio com a EFA desde 2009 com a expectativa de que jovens capacitados na escola voltem para o interior e apliquem os conhecimentos adquiridos, especialmente na diversificação e qualificação da produção agrícola.
Artus ressalta o trabalho modelo da EFA e incentiva mais filhos de agricultores a buscarem a capacitação. “A Administração Municipal sempre será parceira no incentivo aos filhos dos agricultores. Acreditamos que a qualificação é o caminho para uma agricultura mais forte e diversificada em nosso município”, salienta.
ESTáGIO
No dia 17 de dezembro de 2011, a Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc) realizou a formatura da primeira turma de Ensino Médio técnico em agricultura em Pedagogia da Alternância do Rio Grande do Sul. No total, colaram grau 41 jovens residentes no meio rural de nove municípios do Vale do Rio Pardo – Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Vale do Sol, Rio Pardo, Passo do Sobrado, General Câmara, Venâncio Aires, Herveiras e Sinimbu.
De Venâncio Aires, se formaram sete alunos, dos quais três estão realizando um estágio curricular de 400 horas na Secretaria Municipal de Agricultura (SMA) e no escritório municipal da Emater/RS-Ascar. O estágio é um dos quesitos para a obtenção do diploma de técnico em agricultura para os formandos Rodrigo de Oliveira Henz, Gustavo Elias Hein e Rafael Cristiano Fank, tendo a supervisão do técnico agrícola da Secretaria Municipal de Agricultura, Gérson Rodrigo Antoni.
No dia 19 de março, eles começaram a desenvolver o Estágio Curricular Obrigatório por meio da Secretaria da Agricultura e realizaram a pesquisa que mostra a realidade da agricultura familiar das famílias agrícolas de Venâncio Aires. Eles fizeram uma pesquisa a campo nas comunidades de Linha Herval e Vila Palanque e a mesma foi realizada nestas duas localidades pelo fato dos três serem filhos de agricultores familiares das mesmas.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Venâncio Aires