A Cabanha Chanfro Negro de Venâncio Aires teve ovelhas premiadas em julgamento da 37° Expointer em Venâncio Aires. Os animais são da raça Hampshire Down da Inglaterra e nasceram no município por meio de inseminação artificial com sêmen importado das terras inglesas.
Essa foi a primeira participação da Cabanha, localizada na RSC 453, no evento. As ovelhas foram premiadas nas duas categorias borrego menor e borrega menor. Conforme explica a sócia-proprietária da Cabanha Cyntia Cavalcante, os animais foram julgados por dois juízes brasileiros. “ Para nós foi importante, porque percebem teu trabalho de oito anos na Cabanha que teve reconhecimento.” Ela ainda destaca que uma das pessoas que jugou solicitou que os animais fossem levados para a Feira de 2015.
“Ano que vem se espera muito, porque eles ainda tem um ano para desenvolvimento. Quando chegamos no evento, sabíamos que os animais eram diferenciados e que não havia esse sangue lá.” De acordo com Cyntia, a Cabanha busca interação e avaliação. “Gostamos de ouvir o que o juiz tem a dizer sobre os animais.”
Julgamento e raça
Cyntia tem a Cabanha em conjunto com o pai, Jorge Cavalcante. Ele explica como funciona a questão do julgamento dos animais e fala sobre a raça Hampshire Down. Segundo Cavalcante, uma classificação na Expointer por categoria é em função da idade do animal. Ele destaca o funcionamento da dentição conforme o crescimento. As ovelhas nascem sem os dentes e depois de seis a sete meses surgem os 24 maxilares e os oito dentes incisivos na parte inferior. Até os 12 meses, as ovelhas ficam com os dentes de leite e após 15 meses há a troca. “Os animais só ficam adultos com quatro anos. Chamamos de boca feita. Essa é uma classificação. Não tem como um animal muito novo competir com um mais velho.”
Ainda no julgamento, Cavalcante fala sobre a parte morfológica e fenótipo onde são levados em conta a cabeça, as patas, linha lombar, entre outros. “Tem que estar em conformidade de maneira tal que haja o alinhamento.” Segundo Cavalcante, a raça Hampshite Down é específica para produção de carne. Os animais nascem com seis a oito quilos, chegam a 120 dias com 37 a 40 quilos e na fase adulta podem atingir 160 quilos. “São ovelhas dóceis, resistentes e de fácil manejo. Quem quer criar tem que buscar as características”