Os termômetros já registram temperaturas mais baixas e o clima é convidativo para apreciar as delícias da alta gastronomia, em especial, os sabores característicos da cultura da região, que muitas vezes, remetem às lembranças do passado. Uma alternativas que apresenta o tempero e sabor típico alemão é o café colonial, uma refeição típica apreciada na época mais fria do ano que traz uma diversidade no menu e mantém a essência dos sabores coloniais.
O tradicional café colonial já é um hábito cultural em Venâncio Aires e também atrai turistas que visitam o município e apreciam sabores especiais, geralmente elaborados por pessoas que cultivam as tradições alemãs, costume que se perpetua de geração em geração, no preparo de pratos típicos gastronômicos.Manter a tradição e essência da gastronomia alemã, são características que prevalecem na família Schuh. José Pedro Schuh Júnior representa a terceira geração de uma família voltada para área gastronômica. Atualmente, ele é um dos sócios proprietários da empresa e faz questão de manter estes valores, ao trazer o sabor típico para o tradicional Café Colonial, da Padaria Schuh.
São diferentes opções de cardápio que variam das opções salgadas às doces, ao trazer a essência do preparo artesanal de alguns pratos tradicionais e manter a opção de produtos coloniais, apreciados na região. “São mais de 100 itens para atender a preferência dos clientes, investimos na qualidade do produto e atendimento, para que as pessoas sejam bem servidas, ao relembrar as memórias e as tradições”, afirma.
De acordo com ele, manter a tradição familiar é um privilégio e acima de tudo, um grande compromisso. “Mantemos a mesma essência dos produtos coloniais e vamos adaptando ao poucos, novos sabores e opções no cardápio”, considera.
Sabores atraem lembranças
O sabor e o aroma da gastronomia também estão muito ligados às lembranças da infância e tradições em família. É o que acontece com o casal Samir e Alexandra Abdallah que toda vez optam pelo tradicional serviço. “Apreciamos o café colonial em torno de duas vezes ao mês, o sabor dos produtos colonias atraem boas lembranças. Tenho memórias da infância onde presenciava a minha mãe elaborando pratos típicos alemães em casa”, afirma Alexandra.De origem árabe, Samir também já está identificado com os sabores da cultura da região e sempre acompanha a esposa, para apreciar o tradicional café colonial.