O presidente da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, Telmo Kist, apresentou resposta aos pleitos dos representantes do movimento Despertamos no final da tarde de ontem, 22. Em relação às demandas direcionadas ao poder Legislativo, os manifestantes defendem redução de 20% nos salários dos vereadores, assim como a diminuição, pela metade, do número de assessores. Em nota oficial, os vereadores garantem debater os referidos temas no período eleitoral de 2016 e descartam atender os pleitos de forma imediata.

Conforme o presidente, a resposta apresentada trata-se de uma posição coletiva e os membros da Casa continuam abertos ao diálogo. A nota oficial entregue aos representantes do movimento Despertamos, de acordo com Kist, foi elaborada em conjunto por 14 dos 15 vereadores que atuam no Legislativo local.

Sobre a possibilidade de atender à demanda de redução salarial, consideraram inviável, pois, segundo o presidente, atenta contra a Constituição Federal, que determina que o valor dos salários dos vereadores será fixado pelas respectivas Câmaras Municipais em cada legislatura para a subsequente. Em relação ao pleito pela redução de dois para um assessor por vereador, argumentam que o impacto financeiro seria mínimo para os problemas que resultariam das solicitadas demissões. “Nos colocamos à disposição para um novo debate e posterior condução do tema no período eleitoral de 2016”, conforme nota oficial.

O encontro entre os vereadores e três representantes do movimento Despertamos ocorreu no plenário da Câmara e se estendeu por cerca de 15 minutos. Em nome dos manifestantes, Daniel Poletti agradeceu pelo resposta aos pleitos e disse que o movimento Despertamos iria se reunir na noite de ontem,  22, quando analisariam a resposta apresentada pelos vereadores para, a partir disso, se posicionarem.