Com informações de Fernanda Bergmann/AI Câmara de Vereadores.
Na noite desta segunda-feira, 31, em sessão da Câmara de Vereadores, foi aprovado o projeto de Lei 066, que autoriza a inclusão de iniciativas no Projeto Plurianual 2014-2019 e na Lei de Diretrizes orçamentárias anual de 2016. O Projeto de Lei também prevê a abertura de crédito especial por excesso de arrecadação e anulação de dotação orçamentária.
Entre as inclusões estão dois incentivos visando à sustentabilidade no campo. Um deles visa o aumento da produção leiteira, estimulando a diversificação na atividade primária, como estratégia para aumentar o desempenho econômico do município. O outro incentivo se trata de uma promoção da melhoria da fertilidade do solo. Além disso, o Poder Executivo fica autorizado a abrir crédito especial no valor de R$ 59 mil, para equipamentos e material permanente.
O relator do projeto, vereador Celso Krämer (PTB) citou a aquisição de uma ordenhadeira, três conjuntos de bombas a vácuo de 900 litros, uma unidade transferidora de leite, um boiler de água quente de 150 litros litros com tubulações de lavagem e um silo metálico de 3,35 toneladas. Os equipamentos serão disponibilizados aos produtores rurais cadastrados na Emater. “Peço o apoio dos colegas. Inclui equipamento, é importante que chegue ao produtor rural, também ajudando na diversificação de culturas do município”, explicou o petebista.
Telmo Kist (PSD) lembrou que Venâncio Aires é o segundo maior produtor de leite do vale do Rio Pardo. Para ele, esse segmento deve ser mais incentivado. “Precisamos de envolvimento com essa cadeia produtiva. A política de apoio precisa ser examinada com cautela. Podemos deslanchar essa cadeia”, acrescentou o vereador do PSD. Cândido Faleiro Neto (PT), citou a importância desse projeto que vai comtemplar produtores rurais. “O leite não vem do nada, é necessária uma qualidade na alimentação do rebanho. Melhoramos muito na qualidade do leite. O município, em pouco tempo, deve assumir o posto de maior produtor de leite do Vale do Rio Pardo”, completou o vereador Cândido Faleiro Neto.