Os vereadores tiveram um projeto de lei do Executivo Municipal em análise na sessão ordinária de segunda-feira, 23. A matéria aprovada por unanimidade dos parlamentares presentes concede repasse de recursos financeiros para a Associação Hídrica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro da Linha Travessa. Serão R$ 10 mil para a entidade custear despesas com materiais e serviços na obra de ampliação da rede hídrica.

O relator do projeto na Câmara, vereador Gerson Ruppenthal (PDT) enfatizou que o convênio vai beneficiar 18 famílias. “Isso favorece o progresso social do nosso meio rural. Todos nós sabemos da importância de ter água de qualidade.” Ao comentar a proposta, o parlamentar Vilson Gauer (PT) ainda aproveitou para destacar o trabalho da Emater em Venâncio Aires, para controle e proteção das nascentes.

Moções

A primeira moção aprovada na noite de segunda-feira tem como proponente o vereador Celso Krämer (PTB). A moção de apelo será encaminhada para a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), para que a mesma refaça com qualidade o asfalto e o calçamento das ruas onde estão sendo realizados consertos e obras de canalização.

Ele defendeu o parecer favorável dos demais colegas ao salientar que é necessário que a reposição do calçamento e a camada asfáltica fiquem como estavam anteriormente às obras. “Nós precisamos mostrar para a Corsan a nossa preocupação com o município. Que as empresas licitadas entreguem em perfeitas condições.”

Entre aqueles que comentaram a moção também, o vereador Cândido Faleiro (PT) relatou que ainda em 2010 quando se fez a parceria, entre Administração Municipal e Corsan, já se tinha essa preocupação. “O que a gente sabe que não vem acontecendo. é retirada uma pequena faixa onde não se consegue mais fazer uma boa recolocação.”

A segunda moção aprovada foi apresentada pelo vereador Rudemar Glier (PMDB). Uma moção de apelo será enviada ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). O encaminhamento solicita a reposição de duas lombadas eletrônicas retiradas na RSC 453. Um dos pontos liga os bairros Macedo e Brands e outro liga os bairros Cruzeiros e Coronel Brito. Além disso, é reivindicada a recolocação de outra lombada eletrônica no início do Acesso Dona Leopoldina, sentido centro/Parque do Chimarrão.