Em sessão na noite de segunda-feira, 9, a Câmara de Vereadores de Venâncio Aires aprovou a criação do Programa Municipal de Incentivo à Agroindústria Familiar, denominado Diversifica Venâncio – Renda no Campo, Sabor na Mesa. Seu objetivo é incentivar e auxiliar agroindústrias familiares em processo de instalação, ampliação ou manutenção, que tenham comprovada sua importância econômica para o município.

O incentivo vai ocorrer mediante repasse de auxílio financeiro para aquisição de materiais de construção, máquinas e equipamentos, insumos, utensílios e outros materiais necessários à produção agroindustrial. O programa contempla, ainda, a doação e transporte gratuito de até 50 cargas de aterro, assim como a construção gratuita de acesso à propriedade onde se localiza a agroindústria, com serviços de horas-máquina.

Foto: Fernanda Bergmann / AI Câmara de VereadoresVereadores aprovaram criação do programa em sessão ordinária
Vereadores aprovaram criação do programa em sessão ordinária

Ao relatar o projeto, o vereador Gerson Ruppenthal (PDT) destacou a importância do incentivo às agroindústrias para fortalecer e incrementar as atividades agrícolas no município. Lembrou, ainda, que Venâncio Aires já possui cerca de 40 agroindústrias, tendo destaque nessa área no Rio Grande do Sul.

Cleiva Heck (PDT) considerou sugestivo o nome dado ao programa e ressaltou o fato de que o Diversifica Venâncio – Renda no Campo, Sabor na Mesa vai representar uma forma de reconhecimento aos agricultores familiares, que se sentirão mais amparados para diversificar e investir.

SELO

De acordo com emenda proposta pelo vereador Telmo Kist (PDT), as agroindústrias beneficiadas pelo programa Diversifica Venâncio – Renda no Campo, Sabor na Mesa deverão usar selo em suas embalagens para identificar a produção local nas prateleiras de supermercados e mercearias.

O selo poderá ser requisitado junto ao Departamento de Comunicação e Eventos da Prefeitura. Tanto a emenda quanto o projeto referente à criação do programa foram aprovados por todos os vereadores.