Resgatar e preservar a memória da Câmara de Vereadores, bem como de Venâncio Aires. Esta é a intenção do Legislativo Municipal, que está montando um acervo para contar a história da Casa e do Município. Os servidores Viviane Mengue Pegoraro, chefe de Gabinete, e Sérgio Rosa, chefe de Setor, estão à procura de preciosidades nos arquivos da casa. Rosa explicou que existem muitos documentos importantes, como o material sobre a Câmara Constituinte e a formulação e votação da Lei Orgânica.
O assessor jurídico, Mário Villanova Lopes, também realizou consultas no arquivo e conta que encontrou vários documentos interessantíssimos. Um deles é o texto de um projeto de lei, do início da década de 70, que pretendia dividir a cidade em quatro bairros, Rio Grande, Venax, Flórida e Fumossul, em alusão às indústrias instaladas em cada uma das regiões do Município.
Lopes relata que encontrou ainda, plantas da cidade, da década de 70, contendo poucas ruas do centro, além da singeleza e beleza do antigo brasão do município, que o deixaram impressionado. “Há uma boa parte da história de Venâncio Aires embaixo das arquibancadas do Plenário Vicente Schuck”, frisa.
Proponente da ideia, o presidente do Legislativo, Telmo Kist, faz um apelo à comunidade, empresários e familiares de ex-vereadores que possuem fotos, documentos ou objetos que traduzem a história da Câmara e do Município e que têm interesse em doar os materiais, que entrem em contato com a Câmara de Vereadores, pelo telefone 3741-8003, com Sérgio Rosa.
Fonte: Assesoria de Imprensa da Câmara de Vereadores